domingo, 15 de maio de 2011

260 - O uso da tosse voluntária para detectar uma função pulmonar anormal

A tosse é um sintoma clássico de muitas doenças respiratórias. O ato de tossir serve a uma variedade de funções como a de remover das vias aéreas os irritantes respiratórios e outros materiais estranhos aspirados. É normalmente iniciada com uma inspiração de um volume variável de ar, seguida de fechamento da glote e contração dos músculos expiratórios, o que comprime o ar nos pulmões. Esses eventos ocorrem imediatamente antes da reabertura súbita da glote e a subsequente expulsão rápida do ar dos pulmões.
Quando uma limitação do fluxo aéreo acontece durante a tosse, para um determinado volume pulmonar, o fluxo observado e suas propriedades se mostram repetíveis para um indivíduo. Utilizando-se desse princípio, Ayman A. Abaza e colaboradores criaram um sistema de classificação automatizada capaz de detectar a função pulmonar anormal, com base na combinação do fluxo de ar com as propriedades acústicas da tosse voluntária.

Referência
Classification of voluntary cough sound and airflow patterns for detecting abnormal pulmonary function. In: http://www.coughjournal.com/content/5/1/8

EDIBAR

Nenhum comentário: