quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

1444 - Invenção e evolução do marcapasso

1930: Albert Hyman inventa o primeiro dispositivo de estimulação cardíaca artificial. Era um aparelho pesado, externo, que precisava ser movido manualmente e era implantado por meio de uma agulha (fotos). 
1958: Acontece o primeiro implante de marcapasso totalmente implantável, graças ao trabalho do engenheiro sueco Rune Elmqvist e do cirurgião Ake Senning. O paciente, Arne H.W. Larsson, viveu muitos anos com a tecnologia e se tornou um símbolo da esperança para pacientes cardíacos. 
1962: A tecnologia de eletrodos permanentes é desenvolvida, permitindo que os cabos de estimulação fossem inseridos pelas veias do paciente até o coração. 
1973: Surgem os primeiros marcapassos recarregáveis comercialmente, aumentando a vida útil do aparelho de cerca de um ano e meio para 20 anos. 
1978: É lançado o primeiro marcapasso com chip único, o que reduziu o tamanho do dispositivo e aumentou a sua confiabilidade. 
Anos seguintes: O desenvolvimento contínuo da tecnologia levou ao surgimento de marcapassos baseados em microprocessadores, com capacidade para telemetria bidirecional (comunicação sem fio com o computador do médico) e modelos mais complexos, como os de câmara dupla, que imitam melhor o ritmo natural do coração.

 http://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3232561/

Nenhum comentário: