quinta-feira, 25 de setembro de 2025

1432 - Lei de Brandolini

A lei de Brandolini, também conhecida como princípio da assimetria da estupidez, é um adágio da Internet que enfatiza a dificuldade de desmascarar informações falsas, cômicas ou enganosas:
"A quantidade de energia necessária para refutar um absurdo é de uma ordem de magnitude maior do que a necessária para produzi-lo."
Exemplo:O presidente Trump, em uma coletiva de imprensa bastante constrangedora, anunciou que seu governo determinou que tomar paracetamol durante a gravidez aumenta significativamente o risco de autismo no bebê. Portanto, é melhor não tomá-lo.

Em 2005, o físico russo Sergey Lopatnikov publicou anonimamente um ensaio no qual introduziu a seguinte definição:
"Se o texto de cada frase requer um parágrafo [para refutá-lo], cada parágrafo uma seção, cada seção um capítulo e cada capítulo um livro, todo o texto torna-se efetivamente irrefutável e, assim, adquire traços de veracidade. Defino tal veracidade como transcendental."

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

1431 - A vacinação como uma nova forma de prevenção cardiovascular

Uma declaração de consenso clínico da Sociedade Europeia de Cardiologia
Com a contribuição da Associação Europeia de Cardiologia Preventiva (EAPC), da Associação de Cuidados Cardiovasculares Agudos (ACVC) e da Associação de Insuficiência Cardíaca (HFA) da Sociedade Europeia de Cardiologia
Resumo 
A vacinação é cada vez mais reconhecida como uma medida preventiva eficaz não apenas contra infecções específicas, mas também para a prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes de alto risco. Especificamente, um crescente conjunto de evidências sugere que as vacinas contra influenza, SARS-CoV-2, vírus sincicial respiratório, herpes zoster e outros vírus reduzem significativamente a infecção e, no caso da influenza, a incidência de eventos cardiovasculares adversos graves em indivíduos vacinados.
Esta declaração de consenso clínico examina a literatura existente e as evidências acumuladas e oferece aconselhamento clínico prático sobre o momento da vacinação e a demografia-alvo, abordando especificamente cenários clínicos complexos com foco em condições cardiovasculares. Inclui diretrizes para a vacinação de populações vulneráveis, como indivíduos imunossuprimidos, pacientes com cardiopatia congênita e gestantes, bem como sobre a segurança e as potenciais complicações do procedimento.
http://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaf384 
Resumo Gráfico. Patógenos com risco cardiovascular (CV) aumentado: a prevenção vacinal contra patógenos como influenza e pneumococo pode reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos maiores. O benefício é particularmente forte em grupos de risco suscetíveis, como idosos, pacientes com cardiopatia congênita, transplante cardíaco ou doença arterial coronariana, bem como em gestantes. SARS-CoV-2, coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave, VSR, vírus sincicial respiratório.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

1430 - Como o ouvido funciona



Todos os sons fazem o ar vibrar, criando ondas sonoras.
Essas ondas fazem o nosso tímpano vibrar. O tímpano transmite as vibrações para os ossículos: primeiro, para o martelo; o martelo atinge a bigorna, que atinge o estribo.
Isso amplifica a vibração em 20 vezes.
O estribo, por sua vez, atinge a janela oval para o ouvido interno.
Isso provoca a vibração do fluido que preenche a cóclea. E o fluido movimenta as células sensoriais auditivas.
Então, a pessoa ouve!
Este equipamento por mim fotografado se encontra no Laboratório dos Sentidos do Museu da Imagem e do Som, MIS. (Paulo Gurgel)
Endereço: Avenida Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza - CE

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

1429 - Sala de espera



AVISO

Se você morrer

enquanto estiver esperando 

para ver o médico,

por favor,

cancele a consulta.