quinta-feira, 1 de junho de 2023

1310 - Colchão antirronco

- Isto o ensinará!
  • Roncar não é sinal de sono profundo, reparador – ele indica dificuldade na respiração. A região por onde passa o ar, atrás da garganta, é estreita, e tem a forma de um cilindro muscular. E se ela fica ainda mais fechada – seja pelo relaxamento muscular ou alguma obstrução – a passagem do ar diminui, o que provoca uma vibração nessa estrutura, e consequentemente, o ronco.
  • Quando engordamos, a gordura extra se deposita no corpo inteiro, incluindo a região do pescoço. E o acúmulo de gordura na garganta estreita a faringe e dificulta ainda mais a passagem do ar, o que piora o quadro de ronco. Em obesos, o quadro é pior, e perder peso pode ser uma solução.
  • As pessoas que têm alergias respiratórias, como a rinite, ficam com o nariz entupido. Isso faz com que respirem pela boca, causando o ronco. E o tratamento dessas doenças ajuda na diminuição dos ruídos noturnos. Pelo mesmo motivo, a obstrução das vias nasais por dormir com o ar condicionado ligado também favorece os ruídos noturnos.
  • Desvio de septo, amídalas grandes e outras questões anatômicas, como pólipos no nariz, adenoide maior do que o normal, queixo retraído (retrognatismo) e alterações na arcada dentária podem causar obstrução nas vias respiratórias e, consequentemente, o ronco. Para o retrognatismo e as disfunções na arcada é indicado o uso noturno de uma placa bucal de silicone feita sob medida para o paciente. Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada para resolver questões anatômicas.
  • Homem ronca mais do que mulher, mas, para ambos, o problema piora com a idade. A proporção é de quatro homens roncadores para uma mulher – mas esses números só valem até a menopausa, quando os números se equivalem.
  • O consumo excessivo de álcool faz com que uma pessoa ronque, já que a bebida causa relaxamento da musculatura – e esse relaxamento ajuda a fechar o canal da passagem do ar, causando a vibração do ronco. Medicamentos que relaxam produzem o mesmo efeito.
  • A pior posição de dormir é com a barriga para cima. A ação da gravidade, pela retração da língua para trás, causa um estreitamento da passagem de ar, aumentando a vibração dos tecidos da faringe e produzindo som. O ideal é dormir de lado.
  • O ronco é um dos sintomas da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio respiratório que se caracteriza pela redução da oxigenação do sangue, que acontece devido a pausas da respiração causadas pelo estreitamento das vias aéreas. Grande parte dessas pessoas segue sem diagnóstico, o que aumenta o risco das doenças cardíacas.
  • Existem exercícios antirronco – e eles são eficazes. Pesquisadores do Laboratório do Sono do Incor criaram uma técnica de exercícios musculares que, se praticada diariamente e com orientação de fonoaudiólogo no início, reduz a frequência e a altura do ronco até que este se torne quase imperceptível – em alguns casos.
Via Vogue

Nenhum comentário: