quinta-feira, 19 de novembro de 2020

1177 - DNA do Neandertal pode estar associado a casos de COVID-19 grave

Um trecho de DNA do Neandertal estaria associado a alguns casos de COVID-19 grave, mas não está claro o quanto isso representa um risco.
Os fatores de risco para COVID-19 são vários: velhice, obesidade, problemas cardíacos. Mas os primeiros estudos genéticos identificaram outra característica que algumas pessoas que desenvolvem COVID-19 grave parecem compartilhar: um agrupamento de variações genéticas em seu terceiro cromossomo.
E essa sequência de DNA provavelmente deriva de neandertais, diz Hugo Zeberg, do Instituto Max Planck.
"É impressionante que esta variante tenha durado 50.000 anos."
Cinqüenta mil anos atrás é o tempo aproximado do cruzamento entre humanos e neandertais. E ao longo dos milênios, essas variantes de Neandertal se tornaram mais comuns em algumas populações de Homo sapiens do que em outras.
Por exemplo, 16% das pessoas de ascendência europeia carregam pelo menos uma cópia do trecho de Neandertal. Metade dos sul-asiáticos, idem - e quase dois terços dos bangladeshis.
"E é fascinante ser tão alto - aponta para o fato de que deve ter sido benéfico no passado. É muito mais alto do que esperávamos. No entanto, foi totalmente eliminado no Leste Asiático e na China. Então, algo aconteceu, elevando a frequência em certos lugares e removendo-a totalmente em outros."
Os detalhes estão na revista Nature. [Hugo Zeberg e Svante Pääbo, The major genetic risk factor for severe COVID- 19 is inherited from Neanderthals.Trad.: O principal fator de risco genético para COVID-19 grave é herdado de Neandertais]
Zeberg e seu colega escrevem que talvez o DNA de Neandertal aumente o risco de desenvolver COVID-19 grave - e eles apontam para o fato de que, no Reino Unido, pessoas de ascendência de Bangladesh têm o dobro do risco de morrer de COVID-19 do que população geral.
Mas, como o epidemiologista Keith Neal, da Universidade de Nottingham, apontou por e-mail, os afrodescendentes no Reino Unido também estão sendo mais afetados pelo vírus - apesar de quase não possuírem genes de Neandertal.
Em vez disso, são os fatores sociais - como famílias superlotadas e multigeracionais ou empregos na linha de frente - que têm maior probabilidade de direcionar as tendências vistas no Reino Unido. Segundo Andrew Hayward, diretor do Instituto de Epidemiologia e Saúde da University College London.
E, como os dois epidemiologistas apontaram, vale lembrar que você só pode desenvolver COVID-19 grave se estiver exposto ao vírus.
—Christopher Intagliata
O texto acima, sugerido por Jaime Nogueira, é uma transcrição deste podcast.

Nenhum comentário: