sábado, 14 de janeiro de 2017

940 - Amendoim: uma mudança no jogo

por Roni Rabin
Amendoim - ou, pelo menos, manteiga de amendoim e amendoim em pó - estão de volta ao menu de bebês e crianças. Em uma reversão significativa dos conselhos anteriores, novas diretrizes nacionais de saúde estão exortando os pais a dar precocemente a seus filhos alimentos que contenham amendoim, começando muitas vezes quando eles são crianças, como uma maneira de ajudar a evitar alergias ao amendoim com risco de morte.
As novas diretrizes, emitidas pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas), recomenda dar a bebês puré contendo pó de amendoim aos 6 meses de idade, ou mesmo antes, se a criança está propensa a alergias. É seguro fazê-lo. Nunca se deve dar a um bebê amendoim inteiro ou pedaços de amendoim, dizem especialistas, porque há perigo de asfixia.
Se forem amplamente implementadas, as novas diretrizes têm potencial para reduzir drasticamente o número de crianças que desenvolvem uma das alergias alimentares mais comuns e mortais, disse o Dr. Anthony Fauci, diretor do instituto, que chamou a nova abordagem de "uma mudança no jogo".
As novas diretrizes poderiam marcar o fim das proibições de sanduíches com manteiga ou geleia de amendoim tão comuns em refeitórios escolares? "Se pudermos colocar isso em prática, durante um período de vários anos, eu não ficaria surpreso se visse uma diminuição dramática na incidência de alergias ao amendoim", diz Fauci.
As alergias a amendoim são responsáveis por mais mortes de anafilaxia, ou constrição das vias aéreas, do que qualquer outra alergia alimentar. Embora as mortes sejam raras, as crianças que desenvolvem uma alergia ao amendoim geralmente não conseguem superá-la e devem ser vigiadas para evitar o amendoim pelo resto de suas vidas.
Siga lendo: Feed Your Kids Peanuts, Early and Often, New Guidelines Urge, The New York Times

Nenhum comentário: