quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

937 - Wilhelm Röntgen

Wilhelm Conrad Röntgen (Lennep, 27 de março de 1845 — Munique, 10 de fevereiro de 1923)
Foi um físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu a radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X.
Em 28 de dezembro, ele anunciou na Universidade de Würzburg, através do artigo "Ein neue Art von Strahlen" (Sobre uma nova espécie de Raios), ter feito uma fotografia de raios X da mão de sua esposa (imagem ao lado).
Em janeiro, ele já era famoso. Ao longo de 1896, cerca de 50 livros e 1000 artigos apareceram sobre o assunto. E uma revista dedicada ao assunto foi fundada em maio de 1896.
Até os dias atuais, nenhuma das suas conclusões foi considerada falsa. Atualmente, Röntgen é considerado o pai da radiologia, a especialidade médica que se utiliza de imagens para o diagnóstico das doenças.
Ver também:
11 - Abreu, inventor da abreugrafia
42 - Como se fosse fotografia
464 - Werner Forssmann
A primeira fotografia de raios X nos EUA foi feita pelo Dr. Henry Louis Smith, um professor de física e astronomia da Davidson College. Mostrou a localização de uma bala na mão de um cadáver, usando uma exposição de 15 minutos. Imediatamente depois que ele ouviu pela primeira vez a descoberta de Röntgen na Alemanha, Smith pegou a mão do cadáver e disparou uma bala nela, para essa experiência. Em fevereiro de 1896, ele publicou essa fotografia de raios X no Charlotte Observer.

Nenhum comentário: