segunda-feira, 11 de novembro de 2013

556 - A face da sonolência

Os pacientes tratados de apneia do sono podem ficar com uma aparência melhor, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Michigan, publicada no "Journal of Clinical Sleep Medicine".
Vinte adultos com apneia obstrutiva do sono pela polissonografia e sonolência excessiva pela escala de Epworth participaram do estudo. Fotogrametrias foram realizada antes e  ≥ 2 meses após o uso noturno do CPAP para tratar a doença. Vinte e dois colaboradores avaliaram as imagens faciais pré- e pós-tratamento, emparelhados lado a lado e em ordem aleatória.
Em dois terços das vezes, os avaliadores identificaram corretamente as fotos pós-tratamento e disseram que os pacientes tinham uma aparência melhor depois de tratados. As medidas objetivas de aparência facial revelaram que a fronte dos pacientes estava menos edemaciada e que a face estava menos vermelha.
No entanto, os avaliadores não notaram grandes mudanças nas características faciais tipicamente associadas à sonolência, como o edema ao redor dos olhos e as olheiras.
The Face of Sleepiness: Improvement in Appearance after Treatment of Sleep Apnea http://dx.doi.org/10.5664/jcsm.2976
13/01/2019 - Atualizando ...
Sinais silenciosos da apneia do sono
14/06/2020 - Atualizando ...
Apneia do sono: por que parar de respirar enquanto dorme é tão perigoso

Nenhum comentário: