segunda-feira, 5 de abril de 2010

63 - Captação de órgãos e tecidos para transplantes

O Ministério da Saúde (MS), através da portaria 1.752, determinou que todos os hospitais (públicos, privados e filantrópicos) com mais de 80 leitos constituíssem suas comissões de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Publicada em 23 de setembro de 2005, esta portaria foi uma medida do MS para envolver, de forma efetiva e organizada, os hospitais do Sistema Único de Saúde - SUS no esforço coletivo de captação de órgãos.
No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, onde funciona uma dessas comissões, a medida tem mostrado bons resultados. Pois essa comissão vem conseguindo coordenar a captação, entre vários órgãos e tecidos, de cerca de 20 córneas por mês (dado de 13/08/08), no referido hospital.
O que certamente vai contribuir para reduzir o tamanho da fila de espera para transplantes de córneas no Ceará. E, até mesmo, para que essa fila desapareça, como arrisca predizer o cardiologista Dr. João David, um dos responsáveis por colocar o Hospital de Messejana entre os principais centros transplantadores de coração no Brasil.

Publicado em EntreMentes
Post scriptum
"É importante conscientizar as pessoas sobre este ato de solidariedade e amor ao próximo para salvar mais vidas. Divulgue o nosso link sobre doação de órgãos:
http://bit.ly/cHLx34
Converse com a família e seja um doador de órgãos."
(mensagem enviado ao blog por Fernanda Scavacini - Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde)

Um comentário:

Unknown disse...

Olá blogueiro,
É importante conscientizar as pessoas sobre este ato de solidariedade e amor ao próximo para salvar mais vidas. Divulgue o nosso link sobre doação de órgãos:
http://bit.ly/cHLx34
Converse com a família e seja um doador de órgãos.
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Ministério da Saúde