quinta-feira, 17 de agosto de 2023

1321 - Sobre as medições erradas da pressão arterial

A medição precisa e confiável da pressão arterial é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados da hipertensão. Tanto que um erro de 5 mm Hg na medida da PA pode levar à classificação incorreta da hipertensão em 84 milhões de indivíduos em todo o mundo, de acordo com um documento de consenso publicado no Journal of Hypertension.
O documento de consenso cita várias causas de imprecisão na medição. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a medição da PA dá errado e como resolvê-las.
Relacionadas ao paciente
Há casos em que a precisão da medição da PA é afetada pelos hábitos ou comportamentos dos pacientes. A ingestão aguda de refeições, o uso de cafeína ou nicotina podem afetar as leituras de PA, levando a erros na precisão da medição. Se o paciente estiver com a bexiga cheia, isso pode levar a um erro na PA sistólica de até 33 mm Hg, e o efeito do avental branco pode ter um erro de até 26 mm Hg.
É importante que o paciente descanse confortavelmente em um ambiente silencioso por cinco minutos em uma cadeira. O paciente também deveria estar com a bexiga vazia e não ter comido, ingerido cafeína, fumado ou praticado atividade física pelo menos 30 minutos antes da medição.
Relacionadas ao procedimento
Imprecisões na medição da PA também podem ocorrer devido a erros relacionados ao procedimento. Por exemplo, ter o braço do paciente abaixo do nível do coração pode levar a um erro de 4 mm Hg até 23 mm Hg. Erros relacionados ao procedimento também podem ocorrer se as pernas do paciente estiverem cruzadas na altura dos joelhos ou se houver fala durante a medição da PA. Uma taxa de deflação rápida do manguito também pode contribuir para a imprecisão.
Relacionadas ao equipamento
Se um manguito for muito pequeno ou muito grande, podem ocorrer erros de medição. Somando-se à imprecisão estão os dispositivos automatizados que não foram testados quanto à precisão, o que pode ser responsável por erros na PA sistólica.
Relacionado ao médico ou profissional de saúde
Um erro comum no cenário clínico é não incluir um período de descanso de cinco minutos. Os erros também podem incluir falar durante o procedimento de medição, usar um tamanho de manguito incorreto e não fazer várias medições.
Restrições de tempo também são bastante comuns para medições casuais. Isso ocorre porque uma leitura casual leva cerca de dois minutos para ser realizada, em comparação com oito minutos para uma medição padronizada. As leituras dos médicos também foram mais altas do que as leituras das enfermeiras, que é o efeito do jaleco branco em ação.
O médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde é responsável por realizar a medição adequada da PA enquanto assegura — na medida do possível — que todas as causas potenciais de imprecisão sejam evitadas.
Condensado de: 4 big ways BP measurement goes wrong, and how to tackle them. Sara Berg, MS. American Medical Association
Mas os dispositivos sem manguito atualmente disponíveis são substitutos aceitáveis?

Nenhum comentário: