quinta-feira, 16 de abril de 2020

1145 - A biodiversidade altera as estratégias de evolução bacteriana

O contexto é tudo
No parágrafo final de "Sobre a origem das espécies", Charles Darwin instou os leitores a "contemplar um banco emaranhado, vestido com muitas plantas de vários tipos, com pássaros cantando nos arbustos, com vários insetos voando e com vermes rastejando pela terra úmida".
"Essas plantas, pássaros, insetos e vermes, continuou ele, evoluíram como evoluíram devido à complexa rede de fatores ecológicos em que foram incorporados. Se a temperatura estivesse mais quente, a água mais ácida ou uma certa espécie de grama ausente, um “banco emaranhado” muito diferente poderia ter evoluído.
Os pesquisadores geralmente tentam provocar os efeitos evolutivos dos fatores ambientais, um por um. Mas a biodiversidade total de um ambiente - a totalidade do próprio banco emaranhado - também pode ser uma influência crucial na evolução de uma espécie.
Recentemente, um artigo publicado na Nature descobriu que, quando uma espécie bacteriana reside em uma comunidade ecológica muito simples - que inclui apenas alguns outros tipos de micróbios -, ela desenvolve estratégias de defesa muito diferentes contra um vírus bacteriófago predatório do que quando é deixada sozinha com o fago. A pesquisa "está expandindo essas idéias para o contexto do microbioma, onde as bactérias existem ao lado de muitas outras espécies", disse Michael Brockhurst , biólogo evolucionário da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, que não participou do estudo.
A descoberta não apenas eleva o valor da biodiversidade como um fator evolutivo por si só, mas sugere que algumas conclusões anteriores sobre os comportamentos e capacidades dos microrganismos, extraídas de estudos de laboratório de espécies isoladas, podem ser seriamente incompletas. Também soa como uma nota de cautela sobre algumas estratégias contempladas para vencer a resistência a drogas em bactérias.
Um vírus bacteriófago (laranja) na superfície de uma célula bacteriana.
Momentos antes, o vírus injetou seu DNA na bactéria para infectá-la.
Continue lendo este artigo de Jordana Cepelwicz, publicado em 06/01/2020 na Quanta magazine.

NEW POST
O banco emaranhado de Darwin em verso
https://blogs.plos.org/biologue/2012/12/05/darwins-tangled-bank-in-verse/

Nenhum comentário: