quinta-feira, 26 de março de 2020

1142 - Relevância comparativa entre aptidão física e adiposidade na expectativa de vida

Um estudo observacional do Biobank do Reino Unido
Francesco Zaccardi, MD, PhD;  Melanie J. Davies, MD; Kamlesh Khunti, MD, PhD; Tom Yates, PhD
DOI: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2018.10.029
RESUMO
Objetivo
Investigar até que ponto duas medidas de condicionamento físico - ritmo de caminhada e força de preensão manual - estão associadas à expectativa de vida em diferentes níveis de adiposidade, pois ainda é debatida a importância relativa do condicionamento físico e adiposidade nos resultados de saúde.
Pacientes e métodos
Ritmo habitual de caminhada (auto-definido como lento, constante / médio, acelerado), força de preensão manual avaliada pelo dinamômetro, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e percentual de gordura corporal determinados na linha de base no estudo prospectivo de coorte do Biobank do Reino Unido (março 13 de junho de 2006 a 31 de janeiro de 2016). A expectativa de vida foi estimada aos 45 anos de idade.
Resultados
A idade mediana e o IMC dos 474.919 participantes incluídos nesta análise foram 58,2 anos e 26,7 kg / m2 , respectivamente; durante um acompanhamento médio de 6,97 anos, ocorreram 12.823 mortes. Os participantes que relataram ritmo acelerado de caminhada tiveram maiores expectativas de vida em todos os níveis de IMC, variando de 86,7 a 87,8 anos em mulheres e 85,2 a 86,8 anos em homens. Por outro lado, os indivíduos que relataram ritmo lento de caminhada tiveram menor expectativa de vida, sendo o menor observado em caminhantes lentos com IMC menor que 20 kg / m2 (mulheres: 72,4 anos; homens: 64,8 anos). Diferenças menores e menos consistentes na expectativa de vida foram observadas entre os participantes com alta e baixa força de preensão manual, principalmente em mulheres. O mesmo padrão de resultados foi observado para a circunferência da cintura ou o percentual de gordura corporal.
Conclusão
Verificou-se que os caminhantes acelerados tinham uma expectativa de vida mais longa, constante em diferentes níveis e índices de adiposidade. Esses achados podem ajudar a esclarecer a importância relativa da aptidão física e da adiposidade na mortalidade.
Abreviações e Acrônimos:
IMC (índice de massa corporal), IC (intervalo de confiança), FC (razão de risco), IQR (intervalo interquartil), NHS (Serviço Nacional de Saúde)
"Em outras palavras, os resultados sugerem que, talvez, a aptidão física seja um indicador melhor da expectativa de vida do que o índice de massa corporal (IMC), e que incentivar as pessoas a caminhar com mais vigor possa adicionar anos às suas vidas." (Tom Yates)

Nenhum comentário: