quinta-feira, 6 de junho de 2019

1100 - O sono pode não ser necessário?

Para os seres humanos, recomenda-se ter pelo menos oito horas de sono por dia. Existem vários proponentes para o sono e sua importância em nossas vidas diárias, levando ao aumento da produtividade, melhor funcionamento cognitivo e um processo regulatório geral que ajuda nosso corpo a recuperar a energia que gasta ao longo do dia.
Mas, para outros animais, o sono pode não ser necessário. O sono é potencialmente caro para muitos animais, tornando-os vulneráveis ​​a predadores e roubando-lhes tempo à coleta de recursos ou ao acasalamento. Por essa razão, os cientistas há muito tempo presumiram que o sono ofertaria aos animais alguma vantagem vital e evolutiva - talvez como um meio de conservar energia ou de dar tempo ao cérebro para organizar as memórias. Em qualquer caso, nenhum animal verdadeiramente insone foi encontrado em estado selvagem.
Em novo estudo, pesquisadores observaram moscas da fruta (Drosophila melanogaster) no laboratório, quando notaram uma distribuição muito grande na duração do sono. A maioria dormia entre 300 e 600 minutos por dia, mas cerca de 6% das fêmeas dormiam menos de 72 minutos por dia, e três indivíduos particularmente inquietos dormiam por apenas 15, 14 ou 4 minutos por dia, respectivamente.
Essa falta de sono parecia não ter efeitos nocivos à saúde. Moscas sem sono viviam tão bem quanto outras moscas, relatam os pesquisadores na revista Science Advances, e até mesmo moscas com horários típicos de sono não foram incomodadas quando alojadas dentro de um tubo rotativo que as obrigou a perder cerca de 96% do seu tempo de sono.
doi:10.1126/science.aax0861

Nenhum comentário: