quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

1086 - Expectoração de um molde do brônquio direito

Um homem de 36 anos foi internado na unidade de terapia intensiva com uma exacerbação aguda de insuficiência cardíaca crônica. Sua história clínica incluía insuficiência cardíaca com fração de ejeção de 20%, substituição valvular aórtica (bioprótese) para estenose aórtica bicúspide, implante de stent endovascular de aneurisma aórtico e colocação de marca-passo permanente para bloqueio cardíaco completo.
Um dispositivo de assistência ventricular foi colocado para o tratamento da agudização da insuficiência cardíaca e uma infusão contínua de heparina foi iniciada para a anticoagulação sistêmica. Durante a semana seguinte, o paciente apresentou episódios de hemoptise de pequeno volume, aumentando o desconforto respiratório e necessitando do uso de oxigênio suplementar (até 20 litros administrados por meio de uma cânula nasal de alto fluxo).
Por ocasião de uma crise intensa de tosse, o paciente expectorou espontaneamente um molde intacto da árvore brônquica direita. A árvore brônquica direita consiste de três ramos segmentares no lobo superior (setas azuis), dois ramos segmentares no lobo médio (setas brancas) e cinco ramos segmentares no lobo inferior (setas pretas).
O paciente foi subsequentemente entubado e a broncoscopia flexível revelou uma pequena quantidade de sangue nos ramos basilares do lobo inferior direito. Extubado dois dias depois, não teve mais episódios de hemoptise.
Uma semana após a extubação, ele morreu de complicações da insuficiência cardíaca (sobrecarga de volume e débito cardíaco hipossuficiente).
Cast of the right bronchial tree
N Engl J Med 2018; 379:2151
DOI: 10.1056/NEJMicm1806493
Gavitt A. Woodard, MD
 Georg M. Wieselthaler, MD 
Universidade da Califórnia, São Francisco - CA
Ver também... 
Minha resposta no blog EM a esta pergunta: Árvore em brotamento?

Nenhum comentário: