quinta-feira, 2 de novembro de 2017

1017 - Ronald Fisher. Teste e controvérsias

Sir Ronald Aylmer Fisher (17 de fevereiro de 1890 - 29 de julho de 1962) foi um estatístico, biólogo evolutivo e geneticista inglês.
É conhecido por suas contribuições para a estatística criando o teste de Fisher e a equação de Fisher. Anders Hald o chamou de "um gênio que, quase sozinho, criou as bases para a ciência estatística moderna", enquanto Richard Dawkins o chamou de "o maior dos sucessores de Darwin".
Fisher se opôs às conclusões de Richard Doll e AB Hill de que fumar causa câncer de pulmão. Ele comparou as correlações nos trabalhos de Doll e Hill com uma correlação entre a importação de maçãs e o aumento dos divórcios para mostrar que a correlação não implica causalidade.
Nesta controvérsia, sugeriu-se que o fato de Fisher ter sido consultor de firmas de tabaco punha em dúvida o valor de seus argumentos. Ele não estava acima de aceitar recompensa financeira por seus trabalhos, mas os motivos para o seu interesse eram, sem dúvida, outros: o seu desagrado e a sua desconfiança com as tendências puritanas de todos os tipos e, talvez, também pelo consolo pessoal que ele sempre encontrou no tabaco.
Depois de se retirar da Universidade de Cambridge em 1957, passou algum tempo como investigador sênior no CSIRO em Adelaide, na Austrália. Ele morreu de câncer de cólon em 1962.

Nenhum comentário: