sábado, 5 de novembro de 2016

917 - Carbono, a base da vida

Em estado puro e dependendo de como estão dispostos seus átomos, este elemento pode formar tanto o mineral mais duro que ocorre na natureza, o diamante, como um dos mais brandos, o grafite. Organizados em hexágonos e formando lâminas, os átomos de carbono dão lugar ao grafeno, um material do qual vocês certamente ouviram falar, nestes últimos anos, por causa de suas "incríveis" propriedades mecânicas e elétricas.
Mas, como se fosse pouco, o carbono é o elemento fundamental para a vida.
As propriedades químicas do carbono permitem a este elemento unir-se a uma grande quantidade de átomos distintos para formar moléculas enormes e complexas. De fato, a química do carbono é tão variada que é capaz de formar mais compostos químicos do que o resto dos elementos da tabela periódica juntos. Por isso não é de estranhar que exista a química orgânica, um ramo da química dedicado ao estudo dos compostos formados pelo carbono
Não há dúvida de que o carbono quaternário com a sua sociabilidade levou as coisas longe demais. PGCS
Na gravura acima - Não são moléculas curtindo o período da pagodeira. Elas pertencem à classe dos nanoputians, moléculas orgânicas cujas fórmulas estruturais lembram seres humanos. Elas são especialmente sintetizadas para que apresentem essas características antropomórficas.

Nenhum comentário: