Trad.: PGCS
Enterrados vivos!
Há 8 horas
Destinado a temas de medicina e informações e curiosidades sobre a saúde humana, e de conhecimento do planeta Terra e assuntos correlatos.
Fonte: OMS
- Autismo, também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA), constitui um grupo diversificado de condições relacionadas ao desenvolvimento do cérebro.
- Cerca de 1 em cada 100 crianças tem autismo.
- TEA são um grupo diverso de condições. Eles são caracterizados por algum grau de dificuldade com interação social e comunicação. Outras características são padrões atípicos de atividades e comportamentos, como dificuldade com transição de uma atividade para outra, foco em detalhes e reações incomuns a sensações.
- As características podem ser detectadas na primeira infância, mas o autismo geralmente não é diagnosticado até muito mais tarde.
- As habilidades e necessidades de pessoas autistas variam e podem evoluir ao longo do tempo. Enquanto algumas pessoas com autismo podem viver de forma independente, outras têm deficiências graves e requerem cuidados e suporte por toda a vida.
- Pessoas com autismo frequentemente têm condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, bem como comportamentos desafiadores, como dificuldade para dormir e automutilação.
- O nível de funcionamento intelectual entre pessoas autistas varia amplamente, estendendo-se de comprometimento profundo a níveis superiores.
- Intervenções psicossociais baseadas em evidências podem melhorar a comunicação e as habilidades sociais, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas autistas e de seus cuidadores.
- O cuidado com pessoas com autismo precisa ser acompanhado por ações em nível comunitário e social para maior acessibilidade, inclusão e apoio.
“A vida é curta, a arte é difícil e longo tempo é necessário empregar-se na sua aprendizagem. A oportunidade é fugidia; a experiência, cheia de encruzilhadas, e o julgamento trabalhoso de formular. Ante problemas tão árduos e situações tão perigosas o médico deve ser modesto e ter a mínima convicção de que não são só seus cuidados que podem fazer voltar a saúde perdida, porque a experiência demonstra como, muitas vezes, as enfermidades se curam por si mesmas." HipócratesOutras Citações