quinta-feira, 28 de março de 2024

1354 - A expedição de Magalhães e a vitamina C

Dos 250 marinheiros que partiram da Espanha em viagem com Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, apenas 18 completaram a circum-navegação da Terra há mais de 500 anos.
Um dos grandes problemas durante a travessia foi o escorbuto, uma doença que surge após grandes períodos sem o consumo de alimentos frescos.
A falta de ingestão de vitamina C faz com que seus níveis se reduzam, o que nos impede de sintetizar uma proteína – o colágeno – que é essencial para manter e regenerar muitos dos nossos tecidos.
Nosso organismo possui um mecanismo de síntese da vitamina C, mas incompleto. Isso explica por que não podemos produzi-la e precisamos consumir a vitamina em alimentos frescos.
Os gatos não têm esta necessidade porque são capazes de sintetizar sua própria vitamina C. Por isso, eles nunca sofrem de escorbuto.
Arquivo
32 - Os bebedores de limão
479 - Agnotologia
1043 - Linus Pauling e as vitaminas
1218 - Scott e o escorbuto

quinta-feira, 21 de março de 2024

1353 - Más notícias

Em "Três Homens em um Barco" (1889), o narrador lê um livro de medicina e fica impressionado com a certeza de que tem todas as condições ali descritas:
Cheguei à febre tifóide - li os sintomas - descobri que estava com febre tifóide, devo tê-la há meses sem saber - e me perguntei o que mais eu tinha contraído; procurei a Dança de São Vito - descobri, como eu esperava, que eu também tinha isso... Procurei conscientemente nas vinte e seis letras do alfabeto, e a única doença que pude concluir que não contraí foi o joelho da empregada doméstica (bursite pré-patelar).

Este é um fenômeno reconhecido. Em 1908, o neurologista de Boston George Lincoln Walton relatou:
Os instrutores médicos são continuamente consultados por estudantes que temem ter as doenças que estudam. O conhecimento de que a pneumonia produz dor num determinado local leva a uma concentração de atenção naquela região, o que faz com que qualquer sensação ali dê alarme. O mero conhecimento da localização do apêndice transforma as sensações mais inofensivas daquela região em sintomas de uma grave ameaça.
Em 2004, o psiquiatra da Universidade de Toronto, Brian Hodges, observou que se diz que a "doença dos estudantes de medicina" afeta 70 a 80 por cento dos estudantes, muitas vezes invadindo os seus sonhos. Walton escreveu: "O estudante sensato aprende a acalmar esses medos, mas a vítima de 'hipos' (hipocondria) retorna repetidamente para exame, e talvez finalmente chegue ao ponto de transmitir, em vez de obter, informações".

Um homem que mudava constantemente de médico finalmente chamou um jovem médico que estava apenas começando sua prática.
"Perco o fôlego quando subo uma colina ou um lance de escadas íngremes", disse o paciente. "Se eu me apresso, muitas vezes sinto uma dor aguda na lateral do corpo. Esses são os sintomas de um grave problema cardíaco."
"Não necessariamente, senhor", começou o médico, mas foi interrompido.
"Perdão!" disse o paciente irritado."Não cabe a um jovem médico como o senhor discordar de um inválido velho e experiente como eu, senhor!"
(https://www.futilitycloset.com/2023/12/30/bad-news-2/)

quinta-feira, 14 de março de 2024

1352 - Descobertas acidentais na história da medicina

A história da medicina está repleta de descobertas inovadoras que alteraram a forma como percebemos e tratamos as doenças. Curiosamente, muitas dessas descobertas médicas foram resultado do acaso, e não de um projeto completo ou de experimentação rigorosa, mas mudaram para sempre o rumo da medicina.
1772, Joseph Priestly: Óxido nitroso (gás hilariante; para uso em anestesiologia na década de 1840)
1895, Wilhelm Conrad Roentgen: Raios-X
1928, Alexander Fleming: Penicilina
1930, Karl Paul Link: Varfarina (anticoagulante)
1956, Wilson Greatbatch: Marca-passo cardíaco implantável 
1996, Lab. Pfizer: Sildenafil (patente para uso na disfunção erétil)
Os exemplos aqui apresentados demonstram não apenas a natureza imprevisível do avanço científico, mas também a necessidade de estar preparado para aproveitar oportunidades inesperadas na busca por uma saúde melhor.
TudoPorEmail

quinta-feira, 7 de março de 2024

1351 - "Sou médico, não juiz"

Esclarecimento do dr. Drauzio sobre a reportagem produzida e veiculada pelo @showdavida , no último domingo, 1.º de março.
"Estive na prisão e foste me visitar." (Mt. 25, 36)