sábado, 12 de maio de 2012

375 - E se a Terra fosse um cubo?

Em 1884, um astrônomo suíço chamado Arndt fez manchetes com a "descoberta" de um planeta muito curioso numa órbita além de Netuno - um planeta surpreendentemente cúbico! É claro que, mesmo em 1884, todos sabiam que isso era bobagem. Ainda assim, "The New York Times" publicou um artigo intitulado "O Planeta Cúbico", em sua edição de 16 de novembro.
Se, por hipótese, a Terra fosse cúbica adviriam alguns problemas insolúveis:
À medida que você se deslocasse para uma das bordas se sentiria como se estivesse subindo numa rampa. E seria muito difícil manter-se ereto por causa da atração gravitacional exercida pelo centro do cubo, o qual não estaria diretamente abaixo de seus pés.
Quanto à atmosfera, que vai até 1.000 km acima da Terra - uma esfera que tem 6.400 de raio - e que, por conseguinte, vai até 7.400 km  do centro da Terra, o que aconteceria com ela? Se a Terra fosse um cubo - com o mesmo volume da Terra esférica - apresentaria lados de 10.000 km e cantos a 8.700 km de distância do centro! Estes últimos com certeza ficariam acima da atmosfera.
Etc.
Discovery News, What if Earth Were a Cube?

Correspondência
Não há astros gigantes e quadrados (planetas ou estrelas) no universo porque a gravidade arrasta para o centro a massa dispersa do astro em formação. Podemos simular isto colocando limalha de ferro ao alcance de um imã. O resultado será sempre uma formação globular ao redor do polo magnético. Teoricamente, em um astro quadrado, a gravidade atrairia com menos força as massas que estivessem nos seus vértices porque estão mais longe do centro. Uma senhora pesaria 80 kilos em Paris e 50 kilos no Brasil.
Nelson Cunha, João Monlevade, MG

Nenhum comentário: