domingo, 27 de fevereiro de 2011

245 - O menino magnético

Um menino sérvio de sete anos de idade, chamado Bogdan, virou notícia internacional por apresentar uma capacidade aparentemente paranormal (embora não muito útil). Segundo várias fontes, incluindo MSNBC e The Daily Mail, Bogdan seria magnético. Devido a isso, objetos domésticos como colheres, facas e garfos se prendem à sua pele com uma facilidade quase sobrenatural.
A ideia de que uma pessoa possa gerar um campo magnético forte a tal ponto é bizarra; porém, mais estranho é que este campo consiga atrair objetos feitos de vidro, plástico, louça, metal e até mesmo um controle remoto.
Bogdan é apenas o último de uma longa fila de pessoas que já afirmaram ter esta capacidade. Não existe nenhuma evidência de que Bogdan, ou qualquer outra pessoa, seja "magnético".
A chave para compreender esse fenômeno não está no magnetismo, nem em qualquer tipo de habilidade mística, mas sim na física do atrito. A pele é muito elástica e tende a ficar em conformidade com os objetos com os quais entra em contato. Isto é especialmente visível em dias quentes, quando a pele nua adere fortemente a assentos de couro ou plástico.
Materiais não ferrosos incluídos nas demonstrações são outra prova de que o fenômeno não é magnético. O que os metais, o vidro e o plástico mostram em comum? Todos eles têm as superfícies muito lisas.
As chamadas pessoas "magnéticas" apresentam duas características que se repetem:
Primeiro, elas têm poucos pelos em seus corpos. Às vezes, como acontece no caso de Bogdan, é porque se trata de alguém que não atingiu a puberdade. Muitas vezes, porém, é porque são pessoas de origem asiática, as quais normalmente não são hirsutas. Este detalhe é importante porque a presença de pelos reduz a adesividade entre a pele e um objeto colocado sobre ela.
Segundo, as pessoas "magnéticas", vistas em vídeos e fotografias com objetos em seus corpos, tendem a inclinar-se ligeiramente para trás. Se houvesse realmente algum tipo de força desconhecida ou magnética, segurando esses objetos, elas seriam também capazes de se inclinar para a frente. É também verdade que Bogdan é um pouco gordinho e que, portanto, uma parte do peso dos objetos colocados em seu tórax repousa na parte superior de seu abdome saliente.
Testar essas pessoas supostamente magnéticas é fácil: basta aplicar uma leve camada de óleo sobre a pele (que remove a sua natural aderência) para ver como o "magnetismo" delas desaparece; ou, então, pedir que elas repitam o truque usando uma camiseta.

Traduzido por PGCS do artigo Magnetic Boy: Mistery or SimplePhysics?, de Benjamin Radford, publicado com VÍDEO no site Discovery News.


Post scriptum
Paulo David Amorim, 11, do Rio Grande do Norte, também pode carregar colheres, tesouras e até mesmo caçarolas em seu corpo.
Comentando o fato para a TV Globo, o médico Dix-Sept Rosado Sobrinho disse:
"Podemos ver que há uma certa adesividade, que objetos colam em seu corpo, alguns dos quais são muito pesados, mas não é algo completamente fora do normal."
Não muda nada.

Nenhum comentário: