quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

1242 - A máscara facial inteligente

A invenção, detalhada em 10 de janeiro na revista Nature Communications, notifica quando os limites de CO2 foram ultrapassados por meio de um alerta via smartphone. O usuário sabe assim quando reinalar o gás passa a ser prejudicial.
A reabsorção que resulta em concentração de CO2 maior do que a atmosférica (0,04% a 0,1%) gera mal-estar, dores de cabeça, fadiga, falta de ar, tontura, e sudorese, causando também aumento da frequência cardíaca, fraqueza muscular e sonolência. O estudo estima que isso possa ocorrer a partir de qualquer período de tempo usando uma PFF2 convencional.
http://twitter.com/revistagalileu/status/1490067713271611394
Resumo
O uso de máscaras faciais pela população em geral é recomendado em todo o mundo para evitar a propagação do SARS-CoV-2. Apesar das evidências a favor das máscaras faciais para reduzir a transmissão comunitária, também há consenso sobre os potenciais efeitos adversos de seu uso prolongado, causados ​​principalmente pela reinalação de CO2 . Aqui relatamos o desenvolvimento de uma plataforma de gasosodeterminação de CO2 em tempo real dentro de máscaras FFP2. O sistema consiste em um sensor optoquímico combinado com um tag flexível, sem bateria, habilitado para campo próximo com resolução e limite de detecção de 103 e 140 ppm respectivamente, e vida útil do sensor de 8 h, que é comparável ao recomenda aos tempos de uso da máscara FFP2. Incluímos um aplicativo de smartphone personalizado para alimentação sem fio, processamento de dados, gerenciamento de alertas, exibição e compartilhamento de resultados. Por meio de testes de desempenho durante a atividade diária e monitoramento de exercícios, demonstramos sua utilidade para avaliação de saúde não invasiva e sua potencial aplicabilidade para pesquisas e diagnósticos pré-clínicos.

Nenhum comentário: