quinta-feira, 23 de setembro de 2021

1222 - Pés planos

"Eu nem sabia que ter pés chatos era algum tipo de problema. Se a Terra fosse plana, com certeza, ter pé chato seria uma vantagem biológica." ~ João da Rocha Labrego
No CID-10:
  • Q66.5 (congênito)
  • M21.4 (adquirido)
A condição é normal em bebês e crianças pequenas. Os pés planos (chatos) ocorrem porque os tecidos que prendem as articulações do pé (chamados tendões) estão frouxos. Os tecidos se contraem e formam um arco à medida que as crianças crescem. Isso acontecerá quando a criança tiver 2 ou 3 anos de idade. A maioria das pessoas tem arcos normais na idade adulta. No entanto, o arco pode nunca se formar em algumas pessoas. Há doenças hereditárias que causam tendões frouxos como a síndrome de Ehlers-Danlos e a síndrome de Marfan. Pessoas nascidas com essas condições podem ter pés chatos. O envelhecimento, as lesões e outras doenças também podem prejudicar os tendões e causar o desenvolvimento de pés chatos em uma pessoa que já formou os arcos. Este tipo de pé chato pode ocorrer apenas em um lado.
http://medlineplus.gov/ency/article/001262
a- pé normal
b- pé chato
c - pé cavo
Então, o que esta pesquisa sobre o arco transversal, seu heroi não celebrado de apoio, significa para a gente de pés chatos? A falta de um arco longitudinal medial com pés chatos pode causar estresse em outras áreas do corpo (joelho, quadril) e causar dores nos pés. Em um ponto, foi motivo de rejeição automática para o serviço militar. Mas a pesquisa de Venkadesan esclarece por que a maioria das pessoas com os pés chatos não sofre de dores crônicas ou lesões. "Você pode ter pés chatos com um arco longitudinal baixo, mas se você tiver um arco transversal relativamente alto, ainda pode ter um pé hígido", diz Holowka. Acrescentando que pesquisas futuras devem examinar quaisquer ligações entre os graus de pés chatos das pessoas e seus arcos transversais. Ele também pede maneiras de quantificar a curvatura do arco transversal para entender melhor a dor no pé dos portadores do problema, que poderá inclusive ser a chave para a construção de órteses corretivas.

Nenhum comentário: