quinta-feira, 24 de junho de 2021

1208 - Os vírus que vivem no intestino humano

Os vírus são as entidades biológicas mais numerosas do planeta. Agora, pesquisadores do Instituto Wellcome Sanger e do Instituto Europeu de Bioinformática da EMBL (EMBL-EBI) identificaram mais de 140.000 espécies virais que vivem no intestino humano, mais da metade das quais nunca foram vistas antes.
O artigo, publicado em 18 de fevereiro de 2021, na Cell, contém uma análise de mais de 28.000 amostras do microbioma intestinal coletadas em diferentes partes do mundo. O número e a diversidade dos vírus encontrados pelos pesquisadores foram surpreendentemente altos, e os dados abrem novos caminhos de pesquisa para a compreensão de como os vírus que vivem no intestino afetam a saúde humana.
O intestino humano é um ambiente com uma biodiversidade incrível. Além das bactérias, centenas de milhares de vírus chamados bacteriófagos, que podem infectar bactérias, também vivem ali.
Ilustração de um vírus bacteriófago
Sabe-se que desequilíbrios no microbioma intestinal podem contribuir para doenças e condições complexas como doença inflamatória intestinal, alergias e obesidade. Mas relativamente pouco se sabe sobre o papel que nossas bactérias intestinais e os bacteriófagos que as infectam desempenham na saúde e nas doenças humanas.
Usando um método de sequenciamento de DNA chamado metagenômica, os pesquisadores identificaram mais de 140.000 espécies virais que vivem no intestino humano, mais da metade das quais nunca foram vistas antes.
O Dr. Alexandre Almeida, pós-doutorado do EMBL-EBI e do Instituto Wellcome Sanger, disse: "É importante lembrar que nem todos os vírus são prejudiciais, mas representam um componente integrante do ecossistema intestinal. Por um lado, a maioria dos vírus que encontramos têm como material genético o DNA, que é diferente dos patógenos que a maioria das pessoas conhece, como o SARS-CoV-2 ou o Zika, que são vírus de RNA. Em segundo lugar, essas amostras vieram principalmente de indivíduos saudáveis que não compartilhavam nenhuma doença específica. É fascinante ver quantas espécies desconhecidas vivem em nosso intestino e tentar desvendar a ligação entre elas e a saúde humana."
Via ScienceDaily

Nenhum comentário: