quinta-feira, 27 de maio de 2021

1204 - Filarioses


Troca de mensagens no FB com Everardo de Carvalho (foto), pesquisador de oncocercose (Unicamp e Ministério da Saúde):
[...] Em sua conferência, sobre as moléstias tropicais, (Dr. Camurça) destacou a oncocercose, doença causada pelas microfilárias do verme Onchocerca volvulus. Raramente fatal, é uma causa infecciosa de cegueira, que é também conhecida por "cegueira dos rios". Essa doença é transmitida por mosquitos do gênero Simulium, conhecidos por pium no Norte do Brasil e por borrachudo nas outras regiões.
A palestra do colega de Manaus foi à noite, num caramanchão (devidamente telado) que eu mandei construir, uns dias antes, no terreno do hospital. No dia seguinte, a aula de laboratório sobre a oncocercose. A ocasião em que o colega nos mostrou as microfilárias em fragmentos de pele tirados a gilete, macerados com soro fisiológico e postos sem coloração ao microscópio. Pertencia o material examinado a índios de uma tribo Tikuna que, em nome dos altos propósitos da ciência, haviam comparecido ao hospital para os tais exames. Em vista de cujos resultados pontificou o especialista: a oncocercose era endêmica entre eles! [...]
http://gurgel-carlos.blogspot.com/.../pium-e-carapana.html
Paulo Gurgel, para mim é novidade a oncocercose entre os Tikuna. Até meados da década de 2000, ainda estava restrita aos Yanomamis que viviam na Serra do Parima, com prevalência acima de 90% comprovada por exame oftalmológico, uveíte ativa. A espécie de simulídeo envolvido na transmissão é endêmica somente acima de 700 metros de altitude.
Usamos ivermectina como ferramenta terapêutica mas ela se limita a ação sobre as microfilarias e não sobre os parasitas adultos que sobrevivem até 14 anos. A experiência mexicana em Chiapas de eliminação dos nódulos subcutâneos não foi positiva.
O meu foco na pesquisa era como uma categoria nosologica ocidental era incorporada no mosaico de interpretação cultural yanomami e como obter adesão de longo prazo ao tratamento levando em conta os regimes semi-nomádico desses povos.
Localização no tempo e no espaço do meu relato: 1974, município de Benjamin Constant, no Alto Solimões.
Paulo Gurgel, entre os Tikuna somente Mansonella ozzardi.
Paulo Gurgel!
Doença de além-mar: estudos comparativos da oncocercose na América Latina e África
http://doi.org/10.1590/S0104-59702003000100008
Tanto a O. volvulus quanto a M. ozzardi são nematoides filariais, vermes que causam doenças genericamente conhecidas como filarioses. Ambas pertencem à superfamília Filarioidea. A primeira causa a "cegueira dos rios"; quanto à segunda, que habita os mesentérios, peritônio e tecido subcutâneo do hospedeiro humano, precisa ter a patogenicidade mais bem esclarecida. A transmissão para o ser humano se dá pelo pium ou borrachudo (gênero Simulium), para a O. volvulus, e pelos mosquitos picadores (gênero Culicoides) e moscas negras (gênero Simulium), para a M. ozzardi.

Nenhum comentário: