O café é mais do que apenas uma bebida, é uma paixão. Ou um vício. Milhões de pessoas em todo o mundo não podem começar o dia sem uma xícara de café e, para muitas, apenas uma xícara não é suficiente. O fascínio é compreensível: o café é aromático, rico em sabor e faz o sangue fluir. Ele também tem muitos benefícios para a saúde, mas como a maioria das outras coisas, se consumido em excesso pode causar danos à saúde.
Mas quanto é demais? Esta é exatamente a pergunta que a professora Elena Hyppönen e o Dr. Ang Zhou, da Universidade da Austrália do Sul, decidiram responder por meio de um estudo de análise prospectiva.
Segundo eles, o ponto em que a cafeína começa a afetá-lo adversamente é a sexta xícara, já que a probabilidade de doenças cardíacas parece aumentar em até 22% entre pessoas que bebem seis xícaras ou mais de café diariamente.
Uma xícara pode ser uma medida confusa, então, para elucidar, o que eles querem dizer com uma "xícara" é uma bebida que contém cerca de 70 a 140 miligramas de cafeína. Isso é importante para entender, porque o "copo" que você pede no café mais próximo pode conter muito mais cafeína do que isso, dependendo do tamanho e da potência. Além disso, o café não é a única maneira de ingerir cafeína, como pode ser encontrado no chá e refrigerantes.
Quanta cafeína sua bebida contém?
• Uma xícara de café fresco (coado) contém cerca de 140 mg de cafeína
• Uma xícara de café instantâneo contém cerca de 100 mg de cafeína
• Uma xícara de café expresso contém cerca de 65 mg de cafeína
• Uma xícara de chá preto contém cerca de 47 mg de cafeína
• Uma xícara de chá verde contém cerca de 35 mg de cafeína
• Uma xícara de chá branco contém cerca de 25 mg de cafeína
• Uma garrafa de 600ml de refrigerante contém cerca de 45 mg de cafeína
• Uma lata de bebida energética contém cerca de 77 mg de cafeína
Qual é o veredito?
O café não é bom para a maioria das pessoas, é ótimo. Se você mantiver sua dose diária de café entre 1-5 xícaras, ou 70-400 miligramas de cafeína por dia, você vai ficar perfeitamente bem e será capaz de colher os muitos benefícios de saúde que o café proporciona. Apenas lembre-se de incluir outras bebidas que possam conter cafeína, como refrigerantes, neste cálculo.
https://doi.org/10.1093/ajcn/nqy297
http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=14034
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário