quinta-feira, 9 de julho de 2020

1157 - A reversão da idade biológica

Voltando no tempo: os seres humanos podem reverter sua idade biológica?
A idade é apenas um número. Mas e se você pudesse reduzir esse número?
Você realmente pode, descobriram os cientistas em setembro deste ano (2013) - se você prestar atenção à sua idade biológica, e não cronológica.
Durante um pequeno ensaio clínico de um ano, as pessoas que tomaram um coquetel de três medicamentos disponíveis comercialmente conseguiram fazer voltar o relógio em sua biologia. Os participantes receberam um hormônio do crescimento e dois medicamentos para diabetes. A combinação reduziu sua idade biológica em 2 anos e meio, em média.
Greg Fahy, principal autor do estudo e diretor de ciências da Intervene Immune, disse à Inverse na época que as descobertas sugerem que o envelhecimento pode não ser tão inevitável quanto pensamos. "Uma das lições que podemos tirar do estudo é que o envelhecimento não é necessariamente algo que está além do nosso controle", disse ele. "De fato, parece que o envelhecimento é amplamente controlado por processos biológicos que podemos influenciar".
O que é "idade biológica"?
Enquanto a idade cronológica é o número de anos que uma pessoa está viva, a idade biológica de alguém é quantos anos a pessoa parece ter. É medido observando marcadores epigenéticos, uma espécie de "relógio" biológico que rastreia alterações químicas que ocorrem no DNA ao longo do tempo. Eles são como "decorações em seu DNA", disse Fahy.
Um exemplo é a metilação - ou a adição de grupos metila ao DNA. Pesquisas publicadas em 2013 sugerem que há uma relação entre envelhecimento e metilação, fazendo deste último uma métrica essencial para relógios epigenéticos.
Pode ser possível reverter esses relógios com um trio de medicamentos já aprovados pela FDA: hormônio do crescimento humano recombinante (rhGH) e dois medicamentos para diabetes, desidroepiandrosterona (DHEA) e metformina. Usando os três medicamentos, a equipe de Fahy decidiu regenerar o timo - a “glândula mestre” do sistema imunológico. Ele pega os glóbulos brancos da medula óssea e os converte em células T, que combatem doenças por bactérias, vírus e até o câncer. "É um processo essencial para permanecer vivo", disse Fahy.
Na época em que os seres humanos atingem a puberdade, o timo começa a perder essa função vital. É aí que o hormônio do crescimento entra - o rhGH demonstrou reconstituir o timo em animais. No entanto, o medicamento pode elevar os níveis de insulina, motivo pelo qual os pesquisadores também forneceram aos participantes metformina para diabetes, para manter esses níveis sob controle.
Um palpite levou à inclusão do terceiro medicamento, DHEA, nos ensaios. Níveis mais altos de DHEA podem ser a razão pela qual os jovens têm níveis mais altos de hormônio do crescimento sem o aumento da insulina, de acordo com Fahy.
O estudo vem com uma série de advertências: ele não tinha um grupo de controle e incluía apenas nove pessoas, todas brancas. Os pesquisadores querem realizar estudos futuros com amostras maiores e mais diversas.
Mas os resultados são animadores, disse Fahy. "É tão emocionante que somos capazes de fazer a pergunta agora, mesmo que não possamos responder."
À medida que 2019 chega ao fim, a Inverse está revisitando 25 lições impressionantes para os seres humanos a fim de ajudar a maximizar nosso potencial. Este é a de nº 24. Algumas são inspiradoras, outras oferecem dicas práticas e outras dão uma ideia do futuro. Leia o artigo original aqui:
http://www.inverse.com/article/59096-humans-reverse-epigenetic-clock




O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Sinopse
Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.
AdoroCinema

Nenhum comentário: