quinta-feira, 6 de novembro de 2025

1439 - Velocidade de Onda de Pulso (VOP)

É a velocidade com que a onda de pressão gerada pelo batimento cardíaco viaja pelas artérias. Pense nela como a "velocidade do impacto" do seu coração pulsando através dos seus vasos sanguíneos.
Imagine que você dá uma pancada em uma extremidade de um cano longo cheio de água. A "onda" desse impacto viaja pelo cano até a outra extremidade. A velocidade com que essa onda viaja é análoga à Velocidade de Onda de Pulso. Quanto mais rígido o cano, mais rápido a onda viaja.
A VOP é um indicador da rigidez arterial. É considerada um "padrão ouro" não invasivo para avaliar a saúde das artérias.
  • Artérias Rígidas (como canos de metal): A onda viaja mais rápido.
  • Artérias Flexíveis e Saudáveis (como mangueiras de borracha): A onda viaja mais devagar.
Portanto, uma VOP mais alta indica artérias mais rígidas e menos saudáveis, que é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.
Como é medida?
A medição mais comum é a VOP Carótido-Femoral. Ela é feita da seguinte forma:
Dois sensores são colocados no corpo: um sobre a artéria carótida (pescoço) e outro sobre a artéria femoral (virilha).
Mede-se o tempo que a onda de pulso leva para percorrer a distância entre esses dois pontos.
A velocidade é calculada pela fórmula: Velocidade = Distância / Tempo.
Um valor de VOP considerado normal para um adulto saudável é geralmente inferior a 10 m/s. Valores acima disso indicam rigidez arterial aumentada.
Em resumo, a Velocidade de Onda de Pulso funciona como um "medidor de idade vascular". Artérias rígidas (envelhecidas ou doentes) têm uma VOP alta (> 10m/s), enquanto artérias jovens e saudáveis têm uma VOP baixa (< 10m/s).
Onde fazer este exame em Fortaleza
Dra. Maria Tereza Sá Leitão Ramos Borges / Sâmia, Clínica Carlos Chaves, Rua Assis Chateaubriand, 17, Aldeota, 3264-4598.