quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

1296 - Exumação de Mendel, o pai da genética

Primeira parte
Quando o homem conhecido como "pai da genética" completa 200 anos, como você comemora?
Desenterrando seu corpo e sequenciando seu DNA, é claro.
Foi isso que uma equipe de cientistas da República Tcheca fez em 2022 para homenagear Gregor Mendel, um cientista e frade cujos experimentos em meados do século XIX lançaram as bases para a genética moderna.
Mendel viveu e trabalhou em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca. Com 2022 marcando o bicentenário do nascimento de Mendel, os pesquisadores locais - onde Mendel continua sendo uma espécie de herói da cidade natal - procuraram maneiras de lembrar o homem e homenagear o momento. As possibilidades incluíam um festival, uma conferência científica e uma estátua.
O astrônomo Jiří Dušek, diretor do Observatório e Planetário de Brno, questionou se o fundador da genética já havia sido submetido a algum teste genético.
"Então esse foi o começo", diz Šárka Pospíšilová , geneticista que também é vice-reitor de pesquisa da Universidade Masaryk em Brno.
Uma ideia 'maluca' se torna realidade
A princípio, ela diz que a ideia de analisar os genes de Mendel parecia "louca".
Ainda assim, Pospíšilová consultou diferentes especialistas da universidade para perguntar o que seria possível.
"Perguntei aos antropólogos que tinham experiência com análise de restos mortais de várias personalidades históricas", lembra ela. Ela também consultou arqueólogos.
Exumar Mendel de seu túmulo em Brno e realizar testes genéticos em seus restos mortais acabou sendo um projeto factível – contanto que eles pudessem obter permissão dos agostinianos. Essa é a ordem religiosa à qual Mendel pertencia e com a qual ele permanece: pensava-se que a tumba agostiniana no cemitério central da cidade continha o corpo de Mendel.
Os líderes religiosos locais consultaram os agostinianos em Praga, seu bispo e, finalmente, os agostinianos em Roma. Eventualmente, a permissão foi concedida.
Um gigante da genética
Filip Pardy , um biólogo molecular da equipe de pesquisa, sentiu que um grande senso de responsabilidade vinha fazer parte desse esforço.
"Gregor Mendel é uma pessoa que é ensinada no primeiro curso de genética da universidade", diz Pardy. "Todo mundo sente que ele é muito importante, especialmente aqui em Brno. Ele é uma espécie de modelo... que esteve no início de tudo o que fazemos."
Mendel estava à frente de seu tempo na maneira como usou a matemática para estudar padrões de herança em plantas de ervilha ao olhar para coisas como cor da flor e altura da planta, diz Pardy.
"Ele analisou um conjunto de cerca de 25.000 plantas para realmente acertar seus números e criar as fórmulas", diz Pardy. "E, nesse sentido, ele também foi um tipo de visionário e um passo à frente."
Os experimentos de Mendel com plantas foram conhecidos e respeitados durante sua vida, mas sua fama realmente decolou depois de 1900, quando os geneticistas redescobriram seu trabalho e perceberam suas implicações.
"Ninguém na época, incluindo Mendel, creio eu, suspeitava que seu trabalho seria tão inovador em termos de ser uma importante teoria científica", diz Daniel Fairbanks, geneticista de plantas e autor de um livro chamado Gregor Mendel: His Life and Legado.
(continua)

Nenhum comentário: