quinta-feira, 24 de novembro de 2022

1283 - Casos misteriosos de doença com uma causa incomum

Christoph Renninger (Medscape)
8 de agosto de 2022
Em 2021, em estados americanos distantes uns dos outros, surgiram numerosos casos de melioidose (doença de Whitmore), alguns com desfecho fatal. Qual é o fator comum que liga todos os afetados? Assim começa a busca por provas.
Sem relações ou jornadas comuns
Entre março e julho de 2021, casos da doença infecciosa bacteriana surgiram na Geórgia, Kansas, Minnesota e Texas, com a doença sendo fatal para dois dos afetados. Normalmente, os casos de melioidose ocorrem nos Estados Unidos após viajar para regiões onde o patógeno é prevalente. No entanto, nenhum dos pacientes havia realizado qualquer viagem internacional anterior.
Quando os genomas das cepas bacterianas (Burkholderia pseudomallei) foram sequenciados, eles mostraram um alto nível de concordância, sugerindo uma fonte comum de infecção. A cepa bacteriana é semelhante àquelas encontradas principalmente no Sudeste Asiático. Um produto importado de lá foi levado em consideração como gatilho.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) examinaram amostras de sangue dos pacientes, bem como amostras do solo, água, alimentos e utensílios domésticos em suas casas.
Spray de aroma como um gatilho
Em outubro, a causa da melioidose foi finalmente identificada na casa do paciente da Geórgia: um spray de aromaterapia. A impressão digital genética da cepa bacteriana combinava com a dos outros pacientes. O gatilho comum foi assim descoberto.
O spray contaminado, com aroma de lavanda e camomila para perfumaria de ambientes, foi vendido entre fevereiro e outubro em algumas filiais do Walmart, bem como em sua loja online. O produto foi, portanto, recolhido e verificado se os ingredientes também estavam sendo usados ​​em outros produtos.
O CDC solicitou aos médicos que também levassem em consideração a melioidose se fossem apresentados a infecções bacterianas agudas que não respondessem aos antibióticos normais e que perguntasse se o spray de ambiente afetado havia sido usado.
Mais informações sobre a melioidose
A melioidose é uma doença infecciosa que afeta humanos e animais. O gatilho é a bactéria B pseudomallei . A doença aparece predominantemente em regiões tropicais, especialmente no Sudeste Asiático e no norte da Austrália.
Transmissão
A bactéria pode ser encontrada em água e solo contaminados. É disseminado entre humanos e animais através do contato direto com a fonte infecciosa, como inalação de partículas de poeira ou gotículas de água, ou através do consumo de água ou alimentos contaminados. A transmissão de humano para humano é extremamente rara. Recentemente, no entanto, peixes tropicais de água salgada foram identificados como potenciais portadores.
Sintomas
A melioidose tem uma ampla gama de sintomas, o que pode levá-la a ser confundida com outras doenças, como tuberculose ou outras formas de pneumonia. Existem diferentes formas da doença, cada uma com sintomas diferentes.

Nenhum comentário: