quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

1234 - Alergia a água

Tomar banho, ir à praia ou pegar chuva de surpresa pode ser um desafio para os pacientes com a raríssima urticária aquagênica. O contato com a água causa sinais e sintomas semelhantes aos de tocar urtigas; formam-se pápulas brancas que ardem. Os deflagradores da urticária por água também não são claros, embora especialistas discutam vários mecanismos possíveis.
Uma teoria é que a interação entre a água e um componente da epiderme cria uma substância tóxica que desencadeia os efeitos. No entanto, também foram sugeridos como agentes causais os antígenos hidrossolúveis que penetram na pele e provocam liberação de histamina.
A urticária aquagênica é mais frequente nas mulheres e geralmente ocorre durante ou logo após a puberdade. O tratamento com anti-histamínicos pode aliviar os sintomas.
Medscape
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um relatório de dois casos:
Resumo. A urticária aquagênica é uma forma rara de urticária física, em que o contato com a água origina pápulas. Um homem de 19 anos e um menino de 4 anos queixaram-se de episódios recorrentes de urticária. A urticária aparecia durante o banho na ducha, na chuva ou na piscina. Pequenas pápulas do tamanho circundadas por eritema de tamanhos variáveis foram provocadas pelo contato com água na face, pescoço e tronco, independentemente de sua temperatura ou origem. Os resultados do exame físico e da avaliação laboratorial inicial estavam dentro dos limites normais. O tratamento do homem de 19 anos com 180 mg de fexofenadina por dia teve sucesso na prevenção de pápulas e eritema. O tratamento com 5 ml de xarope de cetotifeno duas vezes ao dia resultou na melhora dos sintomas no menino de 4 anos.
Aquagenic Urticaria: A Report of Two Cases, Ann Dermatol Vol. 23, Suppl. 3, 2011
https://doi.org/10.5021/ad.2011.23.S3.S371

Nenhum comentário: