quinta-feira, 14 de outubro de 2021

1225 - O risco de fumar na II Guerra Mundial

Fumar nunca foi um hobby saudável. Nenhum médico o recomendaria a alguém. Mas o tenente aviador James Alter, em seu livro de 2011 intitulado "From Campus to Combat", lembra que, naqueles dias, quase todo mundo fumava.

… Considerando o tipo de trabalho que estávamos fazendo, ninguém teria ficado muito preocupado com o câncer de pulmão, mesmo se soubéssemos sobre ele.

O governo dos EUA fornecia cigarros aos militares em números impressionantes durante a Segunda Guerra Mundial. A Philip Morris e outros fornecedores de tabaco dos Estados Unidos relataram enrolar e vender 290 bilhões de cigarros em 1943. Para aliviar o tédio e melhorar o moral dos guerreiros, os cigarros eram o padrão nas caixas de ração K, junto com balas e chicletes. Se os jovens soldados e marinheiros quisessem mais, os cigarros custariam apenas 50 centavos a caixa ou um níquel o maço. Como resultado, o consumo de tabaco disparou durante a guerra.
Naquela época, fumar era uma atividade popular entre as pessoas, e eles fumavam mesmo em lugares que não deveriam, como dentro de aviões de combate. Era um claro risco de incêndio. Afinal, um avião de guerra era uma cápsula frágil de alumínio contendo um conglomerado de coisas que poderiam queimar ou explodir - combustível, fluido hidráulico, óleo, oxigênio, munição. Adicionar um cigarro aceso a essa mistura era perigoso.
Mas, em uma época em que as chances de morrer instantaneamente em uma briga de cães eram muito maiores, fumar, que levava décadas para fazer efeito, era um risco insignificante.
Mais sobre essa história na revista Air and Space.

Nenhum comentário: