sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

699 - Pulmão lesionado. A regeneração do órgão por células-tronco de pulmão

Pesquisadores descobrem um mecanismo de regeneração pulmonar
Uma equipe de pesquisa dirigida pelos professores do Laboratório Jackson Frank McKeon, Ph.D., e Wa Xian, Ph.D., informa sobre a função de determinadas células-tronco de pulmão na regeneração de pulmões danificados por doença.
O estudo, publicado na revista Nature, esclarece o funcionamento interno do conceito ainda emergente da regeneração pulmonar e assinala possíveis estratégias terapêuticas que aproveitam estas células-tronco de pulmão.
«A ideia de que o pulmão pode se regenerar demorou em se consolidar entre os investigadores biomédicos", diz McKeon, «em parte devido à diminuição constante que se observa em pacientes com doenças pulmonares graves como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a fibrose pulmonar».
Não obstante, assinala, existem exemplos em seres humanos que apontam para a existência de um sistema robusto para a regeneração pulmonar. «Alguns sobreviventes da síndrome de sofrimento respiratório agudo, ou ARDS, por exemplo, podem recuperar uma função pulmonar quase normal depois de uma destruição importante do tecido pulmonar».[..]
A equipe de pesquisa demonstrou que, quando são isoladas células-tronco de pulmão e depois transplantadas em um pulmão lesionado, elas contribuem para a formação de novos alvéolos, o que ressalta sua capacidade para a regeneração.
Nos Estados Unidos, cerca de 200.000 pessoas sofrem ARDS, uma doença com uma taxa de mortalidade de 40%, e existem 12 milhões de pacientes com DPOC. «Estes pacientes têm poucas opções terapêuticas hoje em dia», diz Xian. «Esperamos que nossa pesquisa possa levar a novas formas de ajudá-los».
Referências:
McKeon F. et al, p63+Krt5+ distal airway stem cells are essential for lung regeneration. Nature, 11/12/14, DOI: 10.1038/nature13903.
Fonte: 
Medical News Today [http://www.medicalnewstoday.com/releases/285381.php]

Nenhum comentário: