quinta-feira, 14 de novembro de 2024

1387 - Acidentes com RMN

Como qualquer tecnologia a ressonância magnética nuclear também apresenta seus inconvenientes. Um deles é que os aparelhos de RMN são basicamente ímãs gigantescos e superpotentes (capazes de criar campos magnéticos de 15.000 a 100.000 vezes maiores do que o da Terra). Por isso, é absolutamente proibido haver qualquer objeto metálico ferromagnético na sala de RMN, durante o funcionamento do aparelho.
Em homens, o que está sendo acima mostrado é provavelmente pior.
230 - Acidentes com RMN

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

1386 - O banimento do amianto no Brasil. Conclusão

Mas o amianto já não foi banido em 2017?! – algum leitor talvez questione.
Em 29 de novembro de 2017, numa decisão histórica, o STF o aprovou o banimento do amianto crisotila, ou amianto branco, em todo o País.
Desde então, extração, fabricação, comércio e uso de produtos e equipamentos contendo amianto estão explicitamente proibidos no Brasil.
Porém, em flagrante afronta e desrespeito à decisão da Suprema Corte, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou e o governador Ronaldo Caiado promulgou, em 16 de julho de 2019, a Lei n.º 20.514.
Essa lei permite à Sama Minerações, subsidiária do grupo Eternit, continuar explorando o amianto crisotila na mina de Cana Brava, em Minaçu, para fins de exportação. É a única mina ainda em atividade nas Américas.
Dizer que é para "fins exclusivos de exportação" é um eufemismo para esconder toda a cadeia produtiva do amianto:
  • Extração
  • Beneficiamento
  • Embalagem
  • Armazenamento
  • Destinação de resíduos
  • Transporte por rodovias
  • Novo armazenamento em recintos de exportação nos portos brasileiros, onde as embalagens paletizadas são movimentadas por empilhadeiras
  • Colocação em containers e embarque em navios
Em 19 de julho de 2019, imediatamente após a sanção da lei goiana, a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) ajuizou no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6200), para pedir a sua revogação.
A ADI 6200 versa sobre a decretação da ilegalidade da lei e o estabelecimento de um prazo para o fechamento da mineradora em Goiás.
Para a ANPT, a lei goiana afronta os direitos fundamentais à saúde. É direito de todo cidadão e dever do Estado dar proteção em face dos riscos laborais e de promover o meio ambiente adequado, previstos na Constituição da República.
Em 9 de junho de 2023, o STF começou a julgá-la.

https://www.viomundo.com.br/saudetrabalho/fernanda-giannasi-fim-definitivo-do-amianto-no-brasil-esta-nas-maos-do-stf.html
https://www.asbestosnation.org/facts/asbestos-bans-around-the-world/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

280 - Vítimas de amianto na Itália
296 - A toalha de mesa de Carlos Magno
355 - Amianto: a polêmica do óbvio
494 - Uma vitória contra o amianto
594 - A ocorrência natural de amianto em Nevada, EUA
606 - A cidade fantasma do amianto
662 - Fahrenheit 451
778 - O legado do amianto
1022 - A utilização de amianto no Brasil ofende postulados constitucionais, diz STF
1103 - O processo de banimento do amianto no Brasil
1121 - Talco e preocupações com asbesto
1271 - Talco e amianto