quinta-feira, 23 de maio de 2024

1362 - O declínio da fertilidade é global

Serge Cannasse
1.º de março de 2024
Em 2021, o indicador global de fertilidade total indicou 2,1 filhos para cada mulher (5,1 em 1965, 2,8 em 2000). Vale lembrar que este indicador avalia o número de filhos que uma mulher teria se vivesse todo o seu período de potencial fertilidade nas condições atuais. O declínio da fertilidade não é o mesmo em todos os lugares. Geralmente é representado por país, o que tem duas desvantagens: a variabilidade entre estados é apagada, embora possa ser considerável, e não fornece nenhuma indicação do número de habitantes em questão. Para remediar isso, dois pesquisadores belgas (Université libre de Bruxelles) estão propondo um método cartográfico original.
Os pesquisadores identificaram 235 regiões com um tamanho de população semelhante (em média 33,7 milhões de habitantes), o que se aproxima da subdivisão em 239 países. No mapa-múndi, essas regiões são representadas por círculos de tamanhos muito similares. Quanto mais esparsos forem os círculos, menor será a densidade populacional. Por outro lado, os círculos próximos destacam áreas de alta concentração humana. Os dados mais recentes são de 2021.
Os autores construíram uma tipologia de oito categorias, cruzando os níveis atuais de fertilidade (2021) com as mudanças ocorridas desde 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário