quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

1243 - Uma epidemia de joanetes

Um estudo pioneiro publicado no International Journal of Paleopathology demonstrou que grande parte da população inglesa sofria de outra praga - uma praga de joanetes, provavelmente causada por uma tendência ridícula da moda medieval.
O joanete, conhecido pela medicina como "hálux valgo", é uma deformidade da articulação que conecta o dedão do pé ao resto do pé. É doloroso e pode causar outros problemas, incluindo equilíbrio deficiente. A condição está associada ao uso de calçados constritivos por um longo período de tempo, bem como a fatores genéticos. Hoje, muitas vezes é causada pelo uso de sapatos de salto alto.
Na Idade Média, os ingleses não ligavam tanto para sapatos de salto alto, mas havia entre eles uma certa tendência da moda em direção aos sapatos com bico longo e pontiagudo, chamados de "poulaines" ou "crakows" por seu suposto local de origem, Cracóvia, Polônia.
Mas, apenas saber que as pessoas naquela época faziam escolhas erradas na moda não prova que elas sofreram por isso. É aí que entrou em ação desenterrar velhos esqueletos (n = 177) para olhar seus pés.
Para saber o quão ruim era a epidemia de joanetes, os pesquisadores analisaram quatro cemitérios dentro e ao redor de Cambridge. Os enterrados no cemitério do mosteiro foram os mais afetados. Quase metade, 43 por cento, dos restos lá encontrados tinham joanetes.
O cemitério rural teve uma taxa de ocorrências muito menor, apenas três por cento, sugerindo que esses camponeses conseguiram evitar pelo menos uma praga. No geral, dezoito por cento dos indivíduos examinados tinham joanetes.
(https://www.facebook.com/pe.tornozelo/photos/1819886718171347)

Nenhum comentário:

Postar um comentário