quinta-feira, 8 de outubro de 2020

1170 - Pantone ajuda a desestigmatizar a menstruação

CNN Style - A Pantone® lançou um novo tom de vermelho, denominado "Período", para ajudar a desestigmatizar a menstruação.
A nova tonalidade - um "tom vermelho energizante e dinâmico que incentiva a positividade do período", de acordo com um comunicado de imprensa - foi lançada como parte da campanha Seen + Heard, uma iniciativa da marca sueca de cuidados femininos Intimina.
A menstruação continua sendo um tabu em muitas partes do mundo, afetando a saúde, a educação e o status socioeconômico das pessoas.
Na Índia, por exemplo, as mulheres às vezes são proibidas de cozinhar ou tocar em alguém durante a menstruação, por serem consideradas impuras ou sujas, o que pode contribuir para uma cultura de silêncio e desinformação sobre práticas de higiene. E, em uma região centro-oeste do Nepal, um estudo de 2019 descobriu que a prática de fazer as meninas dormirem em cabanas de menstruação ainda prevalece , apesar de uma proibição nacional.
O estigma também afeta as mulheres nos Estados Unidos, onde a pobreza do período - a falta de acesso a produtos de higiene menstrual acessíveis - afeta uma em cada cinco adolescentes.
"Apesar do fato de que bilhões de pessoas experimentam a menstruação, ela tem sido historicamente tratada como algo que não deve ser visto ou falado publicamente", disse a gerente de marca global da Intimina, Danela Žagar, em nota à imprensa.
"E se olharmos para a cultura popular, as descrições de períodos variam de totalmente imprecisas e antipáticas a objeto de piadas e escárnio."
A Pantone, que é mais conhecida por sua Cor do Ano (que este ano foi para o Classic Blue, um bálsamo para tempos incertos), já lançou em outras oportunidades cores relacionadas a questões sociais e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário