quinta-feira, 22 de setembro de 2022

1274 - O que torna o açúcar viciante

Dr. Mark Hyman: 
Nossos hormônios, papilas gustativas e a química cerebral são todos sequestrados pelo açúcar. Não metaforicamente, mas biologicamente. Simplificando, você fica viciado, como faria com algumas das drogas mais mortais do planeta, com açúcar e qualquer coisa que se transforma em açúcar em seu corpo como a farinha branca.
Isso ocorre porque os alimentos não contêm apenas calorias ou energia para alimentar nossas células; comida contém informação. Quando comemos açúcar, aumenta a glicose no sangue e diz ao corpo para aumentar a insulina, a fim de transportar a glicose para as células. Porém, quando ingerimos açúcar constantemente e apresentamos a glicose sanguínea cronicamente alta desenvolvemos resistência à insulina, que é o predador do desenvolvimento de diabetes tipo 2. A resistência à insulina geralmente vem com aumento do armazenamento de gordura, pressão alta e um perfil de colesterol ruim. A insulina e o açúcar no sangue elevados promovem a inflamação e causam uma cascata hormonal que dificulta pensar com clareza, manter um peso saudável, um bom humor, ter um desejo sexual saudável e muito mais.
Em nosso cérebro, um pequeno receptor, o receptor de dopamina D2 (ou DRD2 para abreviar), deve ser ativado para que possamos sentir prazer. O aminoácido dopamina desencadeia essa resposta. Açúcar e outros vícios estimulantes aumentam a dopamina a curto prazo, e é isso que os torna viciantes. Alguns de nós somos mais propensos a isso geneticamente do que outros.
Extraído de: How to Quit Sugar Without Being Miserable
https://medium.com/wake-up-call/how-to-quit-sugar-healthy-diet-tips-fc5aee5e8cd0

Nenhum comentário:

Postar um comentário