A ciência tenta ajudar os portadores desta enfermidade de várias maneiras, embora a mais importante e prioritária continue sendo a busca da cura. Enquanto não se chega a esse ponto, há invenções que tentam tornar mais fácil a vida dos enfermos, como esta pulseira que lhes permite escrever e, até mesmo, desenhar.
É um projeto da Microsoft Research para o programa BBC2 The Life Big Fix. Liderados por Haiyan Zhang, diretora de inovação do programa, seus pesquisadores criaram uma pulseira ou bracelete que contrabalança os tremores das mãos. O dispositivo se baseia no funcionamento de pequenos motores que emitem microvibrações contrárias aos movimentos involuntários do braço. Assim, compensando seus tremores na medida do possível, é que as pessoas afetadas pelo Parkinson podem voltar a escrever.
A primeira pessoa a usá-la foi Emma Lawton, uma ilustradora e escritora de 33 anos, que tem o diagnóstico de mal de Parkinson desde os 29. Graças a esta pulseira, não muito maior do que um SmartWatch, ela pôde voltar a escrever com boa qualidade.
Tem alguma previsão de chegada no mercado consumidor?
ResponderExcluirNão tenho previsão.
ResponderExcluirHaiyan Zhang, a diretora de inovação da Microsoft Research do programa que criou o protótipo deste dispositivo, tem uma página no Twitter.
https://twitter.com/haiyan
Talvez ela possa lhe dar a informação.