segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

571 - A iconoclasta Polly

Polly Matzinger, nascida em 1947, é uma cientista estadunidense que propôs uma nova explicação de como o sistema imunológico funciona. É o chamado Modelo de Perigo (Danger Model).
Esse trabalho, publicado no Journal of Experimental Medicine, em 1978, e tendo Galadriel Mirkwood como coautor, pode ser lido em arquivo PDF. Aqui.
Antes de ser cientista, Polly Matzinger teve uma carreira incomum. Foi coelhinha da Playboy, garçonete, música de jazz, carpinteira e treinadora de cães.
Como cientista, entretanto, ela passou a ter sérios problemas com o editor da revista científica. Ele, fazendo restrições preconceituosas ao nome de Galadriel Mirkwood no primeiro trabalho, não consentiu mais a publicação de outros artigos dela no Journal.
A cientista tinha porém "n" justificativas: Não gostava de escrever na primeira pessoa. Nem na voz passiva. Além disso, Galadriel era tão envolvido em suas pesquisas como outros coautores por aí. Etc.
Depois da questão levantada, Polly Matzinger só retornaria às páginas da revista em 1995. Quando o editor do J. Exp. Med já era. Até então, ela vinha publicando seus trabalhos na Science, Ann NY Acad Sci, J Immunol, Proc Transplant, Med Nature e Nature Immunology.
Polly e seu cão Galadriel, um galgo afegão

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

570 - O alfabeto do cérebro

Cada letra (26) deste alfabeto é um close-up de giros e sulcos encontrados na superfície do cérebro humano. Alguns dos padrões foram mudados de posição ou alargados.
Este projeto foi inspirado no alfabeto da borboleta criado por Kjell B. Sandved.
Depois de mais de 25 anos de fotografias, vasculhando coleções em museus de insetos, Kjell Sandved conseguiu encontrar todos as letras do alfabeto ocidental nos belíssimos e variados padrões de desenhos de asas de borboletas e mariposas.

sábado, 21 de dezembro de 2013

569 - Picadas de insetos

Use uma colher quente para aliviar instantaneamente o prurido das picadas de insetos
Começa o verão, a estação das picadas irritantes dos insetos. Mas... existe uma solução surpreendentemente simples que pode eliminar o prurido dessas picadas em questão de minutos.
Tudo que você tem a fazer é aquecer uma colher de metal sob a água quente de uma torneira e, em seguida, pressioná-la diretamente sobre o local da picada. Mantendo-se a pele apertada pela colher aquecida por algum tempo, ao retirá-la a coceira deve ter desaparecido.
Quando os mosquitos picam, eles injetam proteínas para manter o sangue localmente não coagulado. São essas proteínas que fazem você se coçar, porém elas não resistem a temperaturas moderadamente aumentadas oriundas de uma colher quente. O inchaço de uma picada pode durar, mas a coceira desconfortável associada a ela desaparece logo.
136 - Vacinadores voadores e 426 - O poder curativo das formigas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

568 - Com açúcar

Uma pesquisa acaba de mostrar que as moléculas de um açúcar, conhecidas por SLex, que tornam o revestimento exterior do óvulo pegajoso, é que são a chave para entender por que o esperma e o óvulo se unem no processo da fecundação.
Diz a professora Anne Dell, do Departamento de Ciências da Vida do Imperial College London, que liderou a equipe que fez a descoberta dos açúcares SLex na superfície do óvulo:
"Esta pesquisa está fornecendo os primeiros insights sobre os eventos moleculares que ocorrem no início da vida humana. Os detalhes que aqui descobrimos preenchem uma enorme lacuna em nosso conhecimento sobre a fertilidade e esperamos que, finalmente, ajudem muitas dessas pessoas que não podem conceber."
A Organização Mundial de Saúde estima que a infertilidade afete até 15 por cento dos casais em idade reprodutiva em todo o mundo.

sábado, 14 de dezembro de 2013

567 - Desafio de imagem

Que estrutura sofreu ruptura?
(a) Diafragma
(b) Esôfago
(c) Músculo intercostal
(d) Músculo cardíaco
(e) Pericárdio
Resposta
(passe o mouse da esquerda para a direita com o primeiro botão pressionado no espaço abaixo)
(c) A imagem mostra enfisema subcutâneo e defeito focal em músculo intercostal no nono espaço intercostal com herniação de pleura e pulmão. O paciente se recuperou após o reparo da hérnia intercostal.
Lung Herniation after Cough-Induced Rupture of Intercostal Muscle, NEJM 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

566 - Companheiros de espírito

Em 1966, instado a descrever a pessoa com menos probabilidade de desenvolver aterosclerose, Alan N. Howard, pesquisador da Cambridge respondeu: "Uma mulher anã, na pré-menopausa, ciclista, não fumante, desempregada, hipotensa, hipo-beta-lipoproteínica, hiper-alfa-lipoproteínica, vivendo na ilha de Creta antes de 1925 e sobrevivendo com com uma dieta de cereais não revestidos, óleo de cártamo e água."
E o médico Alan Norton, de Oxford, acrescentou a contrapartida masculina: "Um Bantu ectomórfico que trabalhava como motorista de ônibus em Londres, tinha passado a guerra em um campo de prisioneiros na Noruega, nunca comeu açúcar refinado, nunca bebeu café, sempre comeu cinco ou mais pequenas refeições por dia, e estava tomando grandes doses de estrogênio para deter o crescimento de um câncer de próstata."
"Todas essas características resultam de correlações estabelecidas, nos últimos anos, no campo das pesquisas médicas que, pelo menos em quantidade, mostra-se insuperável", observou Richard Mould, em Mould’s Medical Anecdotes. "O conflito de evidências é inigualável também."

Soulmates, Futility Closet

domingo, 8 de dezembro de 2013

565 - CUMPRIMENTOS. Aperto de mãos x choque de punhos

Sumário
Reduzindo a transmissão de patógeno em um ambiente hospitalar. Aperto de mãos x choque de punhos: um estudo piloto, PA Ghareeb, T. Bourlai, W. Dutton, WT McClellan, Journal of Hospital Infection, epub 19 set 2013
Os autores, da West Virginia University, explicam:
"O aperto de mãos é uma forma conhecida de transmissão bacteriana entre as pessoas. Lavar as mãos tornou-se uma importante iniciativa em todos os sistemas de saúde para reduzir as taxas de transmissão. No entanto, algo como 80% dos indivíduos retêm bactérias causadoras de doenças mesmo após a lavagem das mãos. O cumprimento de punhos é uma alternativa ao aperto de mãos que está se tornando popular. Nós determinamos que a implementação do choque de punhos no ambiente de saúde pode reduzir ainda mais a transmissão bacteriana entre os indivíduos, por reduzir o tempo de contato e a área de superfície total exposta, quando comparado com o aperto de mãos padrão."
Este vídeo com Usain Bolt documenta o desempenho de um cumprimento de punhos em um ambiente não-hospitalar:
Por vezes, pequenas coisas ajudam a diminuir os problemas causados ​​por coisas pequenas. 
Poderá também gostar de ver
O cumprimento saudável: 1 e 2 – 15 de outubro: O Dia Estadual de Lavar as Mãos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

564 - Implante magnético contra o ronco

Para evitar o ronco e apneia obstrutiva em geral, uma nova patente (20 de agosto de 2013) foi concedida a Gillis et al., da California, EUA.
 "A presente invenção engloba dispositivos, sistemas, e métodos para resistir ao movimento posterior da língua, durante o sono, mantendo desse modo uma passagem de ar aberta."
O desenho mostra:
"... Interação magnética de uma estrutura ferromagnética implantada na região da língua com uma estrutura magnética colocada fora da via aérea (por exemplo, em um queixo e / ou mandíbula)."
Veja: EUA 8.511.315 B2 – Dispositivos, sistemas e métodos que utilizam sistemas de força magnética nas vias aéreas superiores. Arquivo PDF

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

563 - ESPIROMETRIA. Que exame é esse?

Três slideshows e um informe técnico de minha autoria fazem parte da seção Que exame é esse?, do site da Sociedade Beneficente Clemente Ferreira. São eles:
– Que é espirometria? LINK
– Critérios para a espirometria de boa qualidade LINK
– Higiene e prevenção de infecção em espirometria LINK
– Indicações para espirometria LINK
A Sociedade Beneficente Clemente Ferreira é uma organização civil fundada em 31 de julho de 1956. Sem finalidades econômicas ou lucrativas, suas ações são de natureza beneficente, filantrópica e educacional, dando ênfase às doenças do aparelho respiratório. O combate à tuberculose, que esteve em sua origem, pela ameaça que esta doença ainda representa para a sociedade, permanece como um de seus principais focos de atuação, sob a forma de apoio às atividades do Instituto Clemente Ferreira.