quarta-feira, 31 de agosto de 2016

895 - Diretrizes da SBD, 2015-2016

Apresentação
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lança anualmente as Diretrizes com o objetivo de acompanhar os novos conhecimentos científicos na área de Diabetologia e entregar à sociedade médica o que há de mais atual no tema. Esse ano não foi diferente; escrita por profissionais com grande experiência clínica e conhecimento acadêmico, sob a coordenação editorial dos Drs. José Egidio Paulo de Oliveira e Sérgio Vencio, a obra está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para discutir temas relacionados ao diabetes, tanto no meio acadêmico como em hospitais e ambulatórios médicos, e conta com a difusão e o apoio da indústria, parceira a cada ano nessa ação educativa. Ao recebermos o reconhecimento de médicos e profissionais da saúde, quanto à qualidade e à atualidade da informação disponibilizada nas Diretrizes, nós, da SBD, temos a certeza de estarmos contribuindo com os objetivos da Sociedade de trazer o aperfeiçoamento profissional na assistência médica e tratamento do diabetes no Brasil.
Walter José Minicucci
Presidente da SBD – Gestão 2015-2016
Magnitude do problema
Uma epidemia de diabetes mellitus (DM) está em curso. Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes seja da ordem de 387 milhões e que alcance 471 milhões em 2035. Cerca de 80% desses indivíduos vivem em países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade e há crescente proporção de pessoas acometidas em grupos etários mais jovens, as quais coexistem com o problema que as doenças infecciosas ainda representam.

domingo, 28 de agosto de 2016

894 - A assimetria escrotal no homem e nas antigas esculturas


O Prêmio Ig Nobel 2002 de Medicina foi atribuído a Chris McManus, da University College London, por seu relatório científico, "Scrotal Asymmetry in Man and in Ancient Sculpture" (A Assimetria Escrotal no Homem e nas Antigas Esculturas).
(Este relatório foi publicado na revista Nature, de 5 de fevereiro de 1976, na página 426, sendo a reportagem de capa da edição.)
Mas...
Como algumas pessoas se preocupam mais com o tamanho do pênis do que com a assimetria dos testículos...
Para essas pessoas, Sarah Rense deitou e rolou sobre o seu assunto favorito, em um relatório publicado na Esquire, com o título: "The Real Reason Why Greek Statues Have Such Small Penises" (A Verdadeira Razão pela qual as Estátuas Gregas têm os Pênis Pequenos).
(http://www.improbable.com/2016/08/07/scrotal-asymmetry-in-man-and-in-ancient-sculpture-etc/)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

893 - O Dossiê Abrasco. Impactos dos Agrotóxicos na Saúde


ALGUNS NÚMEROS SOBRE AGROTÓXICOS NO BRASIL 
64%
dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos (Anvisa, 2013)
34.147
notificações de intoxicação por agrotóxico foram registradas de 2007 a 2014 (MS/DataSUS)
288%
de aumento do uso de agrotóxicos entre 2000 e 2012 (Sindag)
U$12 bi
foi o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014 (Andef)
Depois de causar grande impacto em 2012, o Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos ganha nova edição. A publicação, com mais de 600 páginas, colorida e ilustrada, inclui a revisão do Dossiê de 2012 e uma quarta parte inédita. Este capítulo, concluído em outubro de 2014, foi dedicado a atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio.
Abrasco: Associação Brasileira de Saúde Coletiva

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

892 - Acuidade auditiva e habilitação para conduzir veículos

Procedimentos para a prova da voz coloquial
1. A prova deverá realizar-se em local silencioso, onde não haja interferência de ruído de tráfego e que tenha pouca reverberação, com o examinador situado a uma distância de dois metros do candidato, em ambas as orelhas simultaneamente.
2. O examinador deverá assegurar-se de que, durante esta prova, as palavras sejam pronunciadas com calma e volume constante.
3. O examinador não deverá inspirar profundamente antes de pronunicar cada palavra, pois, do contrário, correrá o risco de que cada início de emissão seja muito forte.
4. As melhores palavras para esta prova são as dissílabas, tais como casa, dama, tronco.
5. O examinador deverá assegurar-se de que o candidato não veja os seus lábios, pois neste caso, os resultados poderão ser afetados pela sua capacidade de leitura labial.
Fonte: Anexo IV da Resolução nº 267 do Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN)
Ver também:
50 - Distúrbios do sono e habilitação para conduzir veículos

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

891 - Palestra. Asma e DPOC

Esteve em Fortaleza para proferir uma conferência sobre Asma e DPOC o Dr. Oliver Nascimento, médico assistente da Disciplina de Pneumologia Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O evento aconteceu na noite de quarta-feira (17 de agosto), no Hotel Gran Marquise, contando com o comparecimento de pneumologistas, pediatras e alergologistas que atuam em nossa cidade.
Diretrizes brasileiras para o manejo da DPOC
Tópicos
Asma e DPOC: doenças inflamatórias. ► Estimativas para o Brasil: 20 milhões de casos de asma e 7 milhões de casos de DPOC. ► Subdiagnóstico da DPOC relacionada a vários fatores, principalmente à baixa utilização da espirometria. ► LABA + LAMA vs LABA + CI ► Relvar (GSK): fluticasona 200 mg (p/ asma) e 100 mg (p/DPOC) + vilanterol 25mg ► Ellipta: inalador de pó seco c/ contador e de baixa resistência interna (fluxo inspiratório: a partir de 40 L/min) ► Internações por asma no Brasil: redução de 400 mil em 2002 para 200 mil em 2011.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

890 - Os cigarros de cravo da Indonésia

Os kreteks são cigarros aromatizados e também conhecidos como cigarros de Bali, devido à origem na Indonésia.
Diferenciam-se do cigarro comum pela adição de 30-40% de cravo à mistura de tabaco. Quando esse cigarro é fumado, a queima do cravo produz um som característico ("crec-crec") que deu origem ao nome.
Os cigarros do tipo kreteks produzem teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono maiores que os cigarros comuns. A queima do cravo também produz outros compostos tóxicos. Além disso, o eugenol, que é um composto presente no cravo, possui um efeito anestésico, que faz com que o fumante inale mais profundamente a fumaça. E, por isso, esses cigarros causam danos mais graves à saúde. Diversos estudos científicos têm demonstrado que a incidência de câncer é maior nos fumantes de kreteks do que nos fumantes de cigarros comuns.
Fumantes de kreteks têm também risco maior de desenvolver asma e infecções respiratórias do que fumantes de cigarros convencionais. Como o cravo contém uma grande quantidade de eugenol, que tem um efeito anestésico, os fumantes tendem a aspirar maior quantidade de fumaça.
Fonte: Anvisa
Referências Bibliográficas
1.HEALTH CANADA. Clove and Herbal Cigarettes. Disponível em: http://www.hc-sc.gc.ca/hecs-sesc/tobacco/prof/cessation_ program/other_opt_en.html#10. 2.MALSON, JL, et. all. (2003). Clove cigarette smoking: biochemical, physiological and subjective effects. Pharmacol Biochem Behav. 2003:74;739–745. 3.HEALTH CANADA. Clove and Herbal Cigarettes. Disponível em: http://www.hc-sc.gc.ca/hecs-sesc/tobacco/prof/cessation_program/other_opt_en.html#10 4.AMERICAN CANCER SOCITY. The Tobacco Atlas. Disponível em: http://www.tobaccoatlas.org/typesoftobacco.html 5.LAVOIE, E.J. (1989). Toxicity Studies on Clove Cigarrete Smoke and Constituens of Clove: Determination of the LD50 of Eugenol by intratracheal Instillation in Rats and Hamsters. . Archieves of Toxicology 63:1-6, 1989. 6.CLARK, G.C. (1989). "Comparasion of kretek (clove cigarette) smoke with that of American cigarrete smoke", Archives of Toxicology 63:1-6. Disponível em: http://www.gethealthyclarkcounty.org/tobacco/bidis-kreteks.html
Vídeo

sábado, 13 de agosto de 2016

domingo, 7 de agosto de 2016

887 - Informação incompleta: o caso do pênis mordido pelo burro

Alguns relatórios médicos publicados dão informações incompletas, induzindo a frustração nos leitores intelectualmente curiosos.
Este estudo recém-publicado exemplifica o problema:
Total phallic reconstruction using the radial artery based forearm free flap after traumatic penile amputation (Reconstrução fálica total usando a artéria radial  em amputação peniana).Marco Falcone, MD, Giulio Garaffa, MD, PhD, FRCS(Eng), Amr Raheem, MD, Nim A. Christopher, MPhil, FRCS(Urol), and David J. Ralph, FRCS(Urol), Journal of Sexual Medicine, vol. 13, 2016, pp. 1119-1124.
Os autores, radicados em Londres, Reino Unido, Turim, Itália, e Cairo, Egito, relacionam as causas de amputação de pênis:
acidentes de trânsito (n = 3),
lesão por explosão (n = 3)
auto-amputação devido a um episódio agudo de esquizofrenia (n = 2),
gangrena de Fournier (n = 1)
mordida de burro (n = 1)
O estudo não inclui nenhuma informação adicional sobre o burro.
(http://www.improbable.com/2016/06/21/incomplete-info-the-case-of-the-donkey-bitten-member/)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

886 - A cor para desencorajar o vício de fumar

As cores podem evocar uma série de associações e algumas delas, aparentemente, têm o poder de impactar negativamente com o nosso humor. É o caso da tonalidade Pantone 448 C, também chamada de "couché opaca", que lembra a cor de um esgoto de verdade.
No entanto, esta tonalidade recebeu uma importante missão. Em todo o espectro do arco-íris, foi aquela escolhida para desencorajar o tabagismo. Um breve olhar para esta amostra irá convencê-lo das habilidades para a quebra de vícios. Não é para os fracos de coração, mas aqui está:
Nojenta, certo? Voltemos a 2012, quando o governo australiano contratou a agência de pesquisas GfK para criar um novo design de embalagem para os produtos do tabaco. Sendo que, em vez da meta habitual de uma empresa de marketing, eles tiveram que fazer exatamente o oposto. Cada caixa de cigarros tinha de parecer tão desagradável quanto possível.
Três meses após, com sete estudos envolvendo mais de 1000 fumantes regulares, eles finalmente determinaram a cor mais desagradável – para ser impressa, juntamente com as novas advertências ilustradas, nas caixas de cigarros. Também estiveram no pelotão de frente: o verde-limão, o branco, o bege, o cinza-escuro, e a mostarda-marrom, que ficou em segundo lugar parecendo inclusive muito apetitosa (chocolatey!).
Proclamado o vencedor (ou o perdedor, neste caso), o governo anunciou-o pelo nome de "olive green" (verde-oliva). Mas, depois de uma carta urgente da Australian Olive Association, mudou o apelido para "drab dark brown" (marrom-escuro apagado).
(Sem ressentimentos, azeitonas?)
Graças à conclusão desses estudos coloridos, outros países também estão adotando a tonalidade. Como a Irlanda, o Reino Unido e a França (que aprovou recentemente a sua lei da "embalagem simples", com representações que caracterizam a tonalidade).
Agora, o "apagado" talvez possa ter conseguido o melhor papel de sua vida.
A cor do ano da Pantone em 2013, 2014 e 2015.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

885 - Palestra. Tendências na prevenção e tratamento da alergia pelo leite de vaca

O que considerar na decisão terapêutica e seus impactos na indução da tolerância oral
Esteve em Fortaleza para proferir a conferência Distúrbios funcionais do tubo digestivo no lactente a Dra. Ariana Campos Yang, do Serviço de Imunologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo.
O evento aconteceu na noite de quinta-feira (28 de julho), no restaurante Cabaña del Primo, e contou com a audiência de pediatras, alergologistas e gastroenterologistas de nossa cidade.
Tópicos
Manifestações clínicas: urticária, angioedema, protocolite, refluxo gastroesofágico, dermatite atópica, esofagite eosinofílica etc. ► Classificação: IgE mediada (antígeno até 2 horas antes) – mista – não IgE mediada (antígeno até dias antes) ► A partir da manifestação clínica: qual é o mecanismo? ► "Urticária que vai e volta não é alergia alimentar" ► Mantra: teste de alergia não faz diagnóstico de alergia ► Componentes alergênicos do LV: beta lactoglobulina (termolábil), alfa lactoalbumina (termolábil), caseína, albumina sérica bovina (também na carne) etc. ► Leite de vaca x leite de cabra (92%) x leite de égua (4%) ► Restrição em paciente sensibilizado (não alérgico) aumenta risco de anafilaxia ► O "boom" das AA: parto cesáreo, fórmulas de LV, outros alimentos ► Ambiente x genética x microbioma ► Importantes: lactobacilos e bifidobactérias ► Linfócito: reagir? tolerar? – toda tolerância é aprendida ► Medidas fisiológicas: parto normal, retirada do cáseo só após 48 horas, aleitamento materno, fórmulas infantis com proteína intacta ► Não retardar a introdução dos alimentos sólidos ► Escolha da fórmula: 1) ser tolerada, 2) favorecer microbiota, 3) nutrição adequada e 4) promover tolerância ► O leite materno é rico em prebióticos; lactentes que não estejam em aleitamento materno exclusivo devem receber suplementos prebióticos
Imunoterapia - A dessensibilização alimentar
Link para um artigo publicado no Correio Braziliense em que a alergologista Ariana Yang é entrevistada.