terça-feira, 29 de dezembro de 2015

813 - Vamos resgatar nossas crianças!

Você sabia...
... que a cada 15 minutos uma criança desaparece no Brasil?
... que cerca de 250.000 crianças estão desaparecidas no país hoje?
... que os maus-tratos são a principal causa de fugas e sumiços das crianças?
... que, no mundo, mais de 20 milhões de crianças são traficadas anualmente, principalmente para trabalho escravo e exploração sexual?
Algumas medidas protetivas:
- Ensine à criança seu nome completo e o número de telefone de seus responsáveis
- Ensine a criança a não fornecer informações pessoais e familiares a estranhos
- Ensine a criança a não falar ou sair com pessoas desconhecidas
- Faça a carteira de identidade da criança o mais cedo possível
- Fique atento ao que a criança acessa na internet
- Procure conhecer os amigos dos seus filhos (e a família desses amigos)
- Não deixe crianças pequenas brincarem sem a supervisão de um adulto responsável
- Esteja sempre presente e participe das atividades da vida dos seus filhos
O que fazer diante de um caso de desaparecimento infantil:
- Imediatamente comunique à polícia e registre um Boletim de Ocorrência. De acordo com a Lei 11.259/2005, a busca policial se inicia logo após o recebimento da denúncia
- Disque 100 (serviço 24 horas)
- Divulgue fotos recentes da criança desaparecida na TV, jornais, redes sociais, shoppings, supermercados, escolas, pontos de ônibus, rodoviárias, aeroporto, igrejas
- Busque orientação junto ao Conselho Tutelar de sua região
Sites
www.criancasdesaparecidas.org
www.desaparecidos.gov.br
www.maesdase.org.br
acoessociais@portalmedico.org.br - e-mail CFM

sábado, 26 de dezembro de 2015

812 - No próprio pé

Dos 69 111 casos de feridas não fatais por armas de fogo, atendidas nos serviços de urgência hospitalares dos Estados Unidos, no período de 1993 a 2010, 667 (1,0%) foram por disparos auto-infligidos no pé. Destes, 597 dos pacientes (89,6%) eram homens e 345  (51,7%) tinham a idade entre 15 e 34 anos.
A regressão logística indicou que os indivíduos mais propensos a atirar no próprio pé eram do sexo masculino (OR, 1,28; 95% CI, 1,0-1,7) e casados ​​(OR, 2,6; 95% CI, 2,1-3,4).
Incidências de tiro no próprio pé foram mais comuns em outubro, novembro e dezembro.
https://www.mja.com.au/journal/2015/203/11/americans-shooting-themselves-foot-epidemiology-podiatric-self-inflicted-gunshot
Os Estados Unidos são o lar de cerca de um terço de todas as armas de fogo que existem no mundo, com 90 armas para cada 100 cidadãos americanos. Portanto, não é surpreendente que as feridas por bala (inclusive no próprio pé) estejam entre as principais causas de acidentes no país.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

811 - China em alerta vermelho por causa da poluição

Esta foi a segunda vez em menos de um mês. Uma grande área, do centro até o leste da China, encontra-se em alerta vermelho por causa da grande poluição aérea.
Na capital chinesa, a densidade das partículas PM 2.5 – as mais finas e suscetíveis de se infiltrar nos pulmões – aproximou-se nos últimos dias dos 450 microgramas por metro cúbico. E a Organização Mundial da Saúde estabelece o máximo de 25 microgramas para que o ar seja considerado saudável.
A revista The Economist diz que respirar o ar de Pequim pode ser equivalente a fumar 40 cigarros por dia.

Por isso, tem gente vendendo ar. Como a empresa Vitality Air que vende garrafas de alumínio com ar puro comprimido das montanhas canadenses. Apesar do preço (custam até 200 reais a unidade). os chineses acabaram com o estoque dessa empresa e ainda fizeram uma lista de espera.
E não foi a primeira vez que alguém lucrou vendendo ar para eles. Em 2013, um empresário chinês ficou milionário vendendo ar em latinhas por 3 reais cada. Em apenas 10 dias, ele vendeu 10 milhões de latas.

domingo, 20 de dezembro de 2015

810 - É verão!

Inicia-se hoje no hemisfério sul da Terra (e no Brasil) o verão - estação a findar em 20 de março de 2009. E cujos dias são mais longos (daí a mudança no horário) e... mais quentes.
Não faltando quem queira se aproveitar da situação. Para conseguir tatuagens (ver imagens) com a exposição da pele à irradiação solar, a qual incide com maior intensidade sobre a superfície terrestre durante os dias de verão.
Atenção
Não tente fazer isto no terraço de casa (nem na praia). Essas tatuagens feitas pelo sol não passam de queimaduras e aumentam os riscos para os cânceres de pele.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

809 - Guerrilha urbana

Celina Côrte Pinheiro
médica ortopedista e traumatologista
celinacps@yahoo.com
É simplório considerar que os itens de segurança devam ser desprezados para que não ocorra a redução de adeptos
Há cerca de duas décadas, o uso das bicicletas passou a ser revigorado nas cidades brasileiras como mais uma possibilidade de exercício. A princípio, grupos organizados circulavam em horários de menor movimento nas ruas e rodovias. Mais recente é o estímulo à prática do ciclismo com vista não apenas ao lazer, mas também à melhoria da mobilidade urbana com preservação ambiental.
Na cidade de Fortaleza, também incluída neste processo de deslocamento com redução de poluentes, construíram-se as ciclofaixas e ciclovias, algumas improvisadas em ruas já estreitas para o tráfego habitual. Distribuídas em vários pontos da Cidade, buscam proteger os adeptos do esporte; contudo, por si só não bastam. Educar é preciso, embora bem mais difícil do que se adequar às tendências da modernidade.
Motoristas e motociclistas devem ter em mente a vulnerabilidade dos ciclistas, respeitando as ciclofaixas e trafegando com menor velocidade, fator inegável na redução de riscos. Por sua vez, os ciclistas devem se acercar de medidas protetivas pessoais. Capacetes, tênis, luzes, campainhas, espelhos retrovisores, luvas e coletes reflexivos são equipamentos mínimos para proteção dos ciclistas e visualização dos mesmos por terceiros. Há atropelamentos decorrentes da quase invisibilidade do ciclista, sobretudo em ruas mal iluminadas.
É simplório demais considerar que os itens de segurança devam ser desprezados para que não ocorra a redução do número de adeptos do ciclismo. A segurança e a educação devem estar atreladas à nova tendência, visando à redução do número de atropelamentos, com ou sem óbito. Quando há vítimas, a repercussão pessoal, social e financeira é bem maior do que se pode aquilatar.
Caso não ocorra conscientização dos riscos, respeito à vida e mudança de comportamento de todos os envolvidos nesta guerrilha urbana em que não há vencedores, a violência no trânsito tenderá a um incontrolável crescimento. O temor aos acidentes, este, sim, reduzirá o número de praticantes do ciclismo. Medidas adequadas e urgentes devem ser tomadas para coibir o aumento do número de vítimas do trânsito e reduzir a gravidade dos acidentes. A violência no trânsito já se constitui um sério problema de saúde pública e devemos nos esforçar para não torná-la ainda mais grave por omissão em um trânsito caótico, desrespeitoso e agressivo. E os pedestres, como ficarão nesta insana disputa por espaço e poder?
Artigo publicado no jornal O Povo (Opinião), em 15/12/2015 
Poderá também gostar de ler
CICLISMO. A discussão sobre capacetes
BICICLETA. Novos conceitos
Citações sobre a bicicleta
O homem que viveu em sua bicicleta
640 - Por que os médicos estavam tão preocupados com o "rosto da bicicleta"?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

808 - A epidemia revivida

No verão de 1977, uma epidemia de gripe começou a se espalhar na China. No outono, através da Rússia, e, durante o inverno, ela se alastrou no hemisfério Norte. Isso foi considerado "normal", é claro. O inverno é a estação de gripe, e não era uma gripe forte como costuma acontecer nessa estação. A doença afetava principalmente as pessoas com menos de 25 anos.
Tudo parecia "normal", até que os virologistas tiveram a oportunidade de analisar o vírus. Foi quando ficaram perturbados e, também, logo entenderam por que o vírus só vinha afetando as pessoas jovens. O que eles estavam vendo não era um tipo de vírus que esperavam ver: uma variante ligeiramente mutante da gripe que havia circulado no mundo nos últimos 12 meses. Em vez disso, o vírus era quase idêntico à uma cepa de vírus que não era vista na natureza há mais de 20 anos.
Foi por isso que as pessoas com mais de 25 anos não adoeceram: elas tinham desenvolvido imunidade a essa gripe muito anteriormente. De igual modo, foi por isso que as pessoas com menos de 25 anos adoeceram: eles nunca haviam tido a oportunidade de ter esta gripe, seja como uma infecção natural ou como componente de uma vacina.
A única forma de uma cepa de gripe considerada extinta poder reaparecer, segundo eles, seria se ela estivesse preservada no congelador de algum laboratório e, acidentalmente, houvesse retornado à natureza.
http://goo.gl/U40ta6

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

807 - Efeitos do tabagismo passivo na morbidade da asma

 O tabagismo passivo (TP) pode desencadear exacerbações da asma em crianças. Diferentes estudos têm relacionado o aumento dos sintomas da asma, o uso dos cuidados de saúde e as mortes em crianças expostas ao tabagismo passivo, mas o risco não foi quantificado de maneira uniforme em todos os estudos.
O objetivo deste estudo, publicado no Annals of Allergy, Asthma and Immunology, foi realizar uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar e quantificar a gravidade da asma e a utilização dos cuidados de saúde em crianças expostas ao TP.
Uma revisão sistemática foi realizada para avaliar a associação entre a gravidade da asma em crianças e o TP. Os critérios de inclusão incluíram os estudos que avaliavam as crianças com exposição ao TP e relatavam os desfechos de interesse como a gravidade da asma, incluindo as exacerbações. Os modelos de efeitos aleatórios foram usados para combinar os resultados de interesse (consultas no pronto socorro ou internações, sintomas graves de asma, sibilância e provas de função pulmonar) dos estudos incluídos.
Um total de 1.945 estudos foram identificados e 25 estudos preencheram os critérios de inclusão. As crianças com asma e exposição ao TP tiveram duas vezes mais chances de internação por asma (odds ratio [OR] 1,85, 95% intervalo de confiança [IC] 1,20-2,86, P = 0,01) do que as crianças com asma, mas sem exposição ao TP. A exposição ao TP também foi significativamente associada com as consultas no pronto socorro (OR 1,66, IC 95% 1,02-2,69, P = 0,04), com a sibilância (OR 1,32, IC 95% 1,24, 1,41, P <0 nbsp="" p="">Os pesquisadores concluíram que as crianças com asma e exposição ao TP possuem quase duas vezes mais chances de internação por exacerbação da asma e são mais propensas a ter pior prova de função pulmonar.
Fonte: Efeitos do tabagismo passivo na morbidade da asma e na utilização dos cuidados de saúde em crianças: uma revisão sistemática e meta-análise, Annals of Allergy, Asthma and Immunology
Autores: Wang Z, May SM, Charoenlap S, Pyle R, Ott NL, Mohammed K, Joshi AY.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

sábado, 5 de dezembro de 2015

805 - A questão do café

Boston, MA - Pessoas que bebem de três a cinco xícaras de café por dia podem ser menos propensos a morrer prematuramente por algumas doenças do que aqueles que não bebem ou bebem menos café, de acordo com um novo estudo por pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health.
O estudo é: "Associação de Consumo de Café com a Mortalidade Total e por Causas Específicas em Três Grandes Coortes Prospectivas", Ding Ming, Ambika Satija, Shilpa N. Bhupathiraju, Yang Hu, Qi Sun, Walter Willett, Rob M. van Dam, Frank B. Hu, Circulation on-line, 16 de novembro de 2015.
Os autores e sua instituição fizeram um vídeo para informar ao público de que a questão do café agora tem resposta:
O consumo de três a cinco xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morrer por:
  • doença cardiovascular
  • doença de Parkinson
  • diabetes tipo 2
  • suicídio

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

804 - A relação entre DPOC e câncer de pulmão

Destaques
• A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um fator de risco para câncer de pulmão além de sua etiologia compartilhada.
• Ambos são accionados por estresse oxidativo.
• Ambos estão ligados ao envelhecimento celular, senescência e encurtamento dos telômeros.
• Ambos têm sido associados a predisposição genética.
• Ambos mostram regulação epigenética da expressão do gene alterado.
The relationship between COPD and lung cancer, Lung Cancer Journal
http://dx.doi.org/10.1016/j.lungcan.2015.08.017