quarta-feira, 30 de setembro de 2015

783 - Paciente recebe prótese de esterno e costelas feita em impressora 3D

Uma equipe de médicos do Hospital da Universidade de Salamanca, Espanha, liderada pelos Drs. José Aranda, Marcelo Jimenez e Gonzalo Varela, tornou-se a primeiro no mundo a implantar uma prótese de esterno e costelas, produzida por uma impressora 3D, na reconstrução do tórax de um paciente de 54 anos que sofria de um câncer na caixa torácica.
Nesse tipo de câncer (sarcoma) é necessário remover o esterno e algumas costelas, e substituí-los por uma prótese feita a partir de peças padronizadas. Contudo, a anatomia diferente da caixa torácica de cada paciente conduz a complicações que obrigam a subsequentes intervenções cirúrgicas.
A equipe médica entendeu que a melhor solução seria implantar uma prótese impressa em 3D, especificamente adaptada à anatomia do paciente. E os dados da tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do paciente foram enviados à empresa australiana Anatomics que, utilizando-se de pó de titânio e solda a laser, imprimiu uma prótese personalizada.
A prótese tem uma peça rígida, que substitui o esterno do paciente, ligada a semi-hastes flexíveis que são aparafusadas aos cotos das costelas, simulando o comportamento das costelas verdadeiras.
De acordo com os médicos responsáveis a operação correu bem, e o paciente recebeu alta doze dias após.
Cancer patient receives 3D printed ribs in world-first surgery (c/ vídeo)
Microsiervos
Nos arquivos do Acta
735 - Médicos usam impressora 3D para salvar a vida de crianças
764 - A impressão 3D chega aos medicamentos

domingo, 27 de setembro de 2015

782 - Uma informação em conflito

"Se suas crenças pessoais negam o que é objetivamente verdadeiro sobre o mundo, então elas são mais precisamente chamadas de delírios pessoais." ~ Neil deGrasse Tyson
Infelizmente, é assim que o cérebro funciona:
Tradução: PGCS

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

781 - Os lugares mais sujos nos aviões


Não recomendada a quem tiver fobia a germes. Misofóbicos, abstenham-se de ler esta nota.

Travelmath contratou um microbiologista para investigar quais seriam os lugares mais "sujos" nos
aviões. Entendendo-se por "sujos" os locais mais contaminados por bactérias.
Coletando amostras em quatro aviões e padronizando os resultados para Unidades Formadoras de Colônias (UFC), por polegada quadrada, o microbiologista deu o seu veredito de quais são os lugares mais sujos nos aviões. Em primeiro lugar, as bandejas dos assentos (nas quais são servidas as refeições).
  • Cintos de segurança: 230 UFC
  • Botões de descarga do WC: 265 UFC
  • Condutos do ar condicionado: 285 UFC
  • Bandejas dos assentos: 2.155 UFC

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

780 - Óculos inteligentes para cegos

Imagem: veio daqui
Os óculos inteligentes do pernambucano Marcos Antônio da Penha, 27, foram os vencedores do WSYA 2014 (World Summit Youth Awards 2014), na noite de 17/06/2015. Com a finalidade de auxiliar pessoas com deficiência visual a se locomoverem, o dispositivo competiu com mais 18 projetos em seis categorias.
Para o presidente do WSYA, Peter Bruck, o projeto do brasileiro "é realmente um salto em inovação tecnológica".
O que você achou do Brasil?
"O que eu acho incrível, e que é completamente diferente de dez anos atrás, é como os jovens são cosmopolitas, falam bem inglês e têm um pensamento progressista, muito mais que gerações passadas."
(trecho da entrevista de Peter Bruck para A Folha)
N. do E.
Os óculos inteligentes, segundo Marcos Antônio, não substituirão a bengala "que tem um aspecto psicológico tátil". Mas, ao identificar os objetos que ficam na "zona cega" da bengala (como os orelhões de telefone, por exemplo), auxiliarão os cegos em suas caminhadas pela cidade.
Poderá também gostar de VER
168 - Óculos autoajustáveis
235 - Exames de vista pelo celular
414 - Multióculos
557 - O "eye-phone"

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

779 - Fumante passivo (2)

O caso mais extremo?
536 - Fumante passivo (1)
Reductio ad hitlerum
No talk-show Late Night, durante uma cena que satiriza as campanhas de antitabagismo feitas pelo serviço público, Adolf Hitler é mostrado em um bunker, sendo-lhe oferecido um cigarro por um assistente, ao que Hitler responde: "NEIN!!". A cena é cortada para uma legenda, que diz "FAÇA COMO HITLER. NÃO FUME."

terça-feira, 15 de setembro de 2015

778 - O legado do amianto

Vinte lugares que sofreram as consequências da mineração do amianto
A mineração do amianto, uma prática que já foi a força econômica e a razão da existência de muitas cidades no mundo, caiu em desinteresse quando se descobriu quão perigosa essa substância realmente é. Algumas cidades foram reduzidas a cidades fantasmas, outras ainda teimosamente se agarram à vida, enquanto milhões de dólares são investidos nelas para limpar a bagunça tóxica que o amianto deixou para trás.
Neste artigo do When on Earth são mostradas algumas destas cidades que foram gravemente afetadas por este minério perigoso para a saúde humana.
Notas relacionadas no Acta
280 - Vítimas do amianto na Itália
355 - Amianto: a polêmica do óbvio
494 - Uma vitória contra o amianto
594 - A ocorrência natural de amianto em Nevada, EUA
606 - A cidade fantasma do amianto

sábado, 12 de setembro de 2015

777 - Picadas de abelhas

Para a grande maioria das pessoas, uma picada de abelha não é um risco à vida. Especialistas dizem que um adulto médio pode suportar até mais de 1.000 picadas de abelhas. Menos picadas, porém, podem se mostrar perigosas para um bebê ou criança pequena. O que torna as picadas mortais não é geralmente a toxicidade do veneno de abelha, mas uma alergia desenvolvida como resultado de picadas anteriores.
Os sinais de uma reação alérgica grave incluem dificuldade em respirar, urticária, inchaço da face, garganta ou boca, ansiedade, pulso rápido, e uma queda da pressão arterial. A morte pode acontecer em menos de 10 minutos. Por isso, indivíduos com alergias graves costumam ser aconselhados a transportar consigo a adrenalina injetável (comumente chamado de EpiPen), a ser administrada imediatamente após uma picada.
Qualquer um que já tenha sido picado sabe o quão doloroso pode ser. A dor é devido, principalmente, a um componente do veneno de abelha conhecido como melitina, uma proteína que interfere com a função normal de membranas celulares. Outro componente do veneno de abelha, a histamina, pode fazer a área afetada se tornar inchada, vermelha, quente e com intenso prurido.
Algumas abelhas não podem picar. Abelhas do sexo masculino, por exemplo, não têm ferrão, o que faz sentido quando se sabe que o ferrão de uma abelha é, na verdade, uma forma modificada de um órgão que insetos usam para depositar os ovos. E, na maioria das situações, as abelhas são atacam. Fazem-no apenas quando provocadas, como acontece quando um cortador de grama perturba uma colmeia.
Uma razão contra a inclinação a picar é que o ato de picar, muitas vezes, mata a abelha. Seus ferrões são farpados, e quando a abelha se afasta, ela arranca parte de seu abdômen, o que causa a morte do inseto em poucos minutos.
Por outro lado, quando a colmeia se sente ameaçada, as abelhas podem lançar o que parece ser um ataque coordenado. Isto é facilitado pela libertação de feromonas de alarme, que atraem outras abelhas para o local. Uma vez que tal ataque começa, eles podem continuar a picar até que o potencial agressor deixe a cena ou morra.
Uma picada de abelha em geral não exige nenhum tratamento específico, embora haja um certo número de medidas que podem proporcionar alívio dos sintomas. A primeira é a remoção do ferrão, a fim de limitar a quantidade de veneno recebido. A melhor maneira de fazer isso é por raspagem com uma unha. Espremer o saco do ferrão só vai injetar mais veneno.
Também é uma boa ideia lavar a área afetada com água e sabão. Se a mão foi atingida pelas ferroadas, os anéis devem ser removidos antes do desenvolvimento do inchaço. O inchaço pode ser reduzido com um saco de gelo e o uso de um anti-histamínico, que também pode aliviar a coceira. Medicamentos como a aspirina ou ibuprofeno podem aliviar a dor, embora seja importante ter em conta suas contra-indicações.
Apesar do número de casos letais associado a suas picadas, as abelhas não são criaturas naturalmente agressivas, e quando atacam, fazem-no em defesa contra uma ameaça percebida. A chave para evitar as picadas de abelhas é mapear onde estão suas colmeias e, ao operar equipamentos motorizados tais como máquinas de cortar grama, fazê-lo com cuidado e usando vestuário de proteção

No Blog EM: Animais mortíferos
No Acta: 648 - O mel como arma

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

domingo, 6 de setembro de 2015

775 - Caçadores de tatus

Um homem no Texas ficou ferido após atirar em um tatu e a bala ricochetear na armadura do animal, atingindo-o em seguida no rosto.
O xerife do condado de Cass, Larry Rowe, disse à agência de notícias Reuters que o atirador abriu fogo assim que acordou pela manhã e viu o tatu em sua propriedade.
"Ele foi para fora, pegou seu revólver 38 e atirou três vezes no tatu", explicou o xerife. Três tiros foram disparados e pelo menos um ricocheteou.
O homem, com um ferimento na mandíbula, recebeu atendimento médico. O animal, no entanto, não foi localizado, e ninguém sabe o que aconteceu com ele.
O incidente não foi o primeiro, nos Estados Unidos, em que alguém se feriu por bala desviada em armadura de tatu. Meses atrás, segundo noticiou a TV local WALB News, outro homem feriu a sogra com uma bala que ricocheteou em outro tatu, A bala pegou uma cerca de raspão, entrou no trailer da sogra, atravessou uma poltrona e alojou-se nas costas dela. Neste caso, o tatu morreu.
Não tirem conclusões apressadas.
Fonte: BBC
183 - A doença dos caçadores de tatus

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

774 - "Sine cera"

por Audinne F.
do Blog Pacientes Ensinam
Havia uma movimentação estranha na porta do consultório. Era habitual que, no atendimento do posto de saúde, sempre houvesse muitos risos e falatório do lado de fora, mas naquela manhã estavam muito intensos. Quando abri a porta do consultório e anunciei o nome do próximo paciente, uma figura baixinha, algo encurvada, com a expressão de quem não estava para brincadeiras gritou em alto e bom som "Ave Maria, finalmente me chamou! Deus me livre, como é que a gente espera tanto pra ser atendida, minha filha? Sou uma idosa, tenho pressão alta e diabetes, sabia? Já 'tava' passando mal!". Eu, que venho treinando o meu melhor sorriso para todas as ocasiões em que os pacientes nos veem com essas, ajudei a senhora a entrar ano consultório com o sorriso no rosto e sem dizer palavra. AFINAL, DEFINITIVAMENTE NÃO ERA A PRIMEIRA VEZ QUE LIDAVA COM UMA SITUAÇÃO ASSIM.
Ela começou então a falar dos remédios que tomava e das dores que sentia. Doía aqui e doía ali. Aparentemente estava começando uma "virose" e, depois de perguntar sobre alguns "sinais de alarme", levantei e avisei que iria examiná-la. A paciente, que já não estava tão emburrada e falava alegremente dos netos pequeninos, continuou falando quando eu lhe disse "Vou examinar seu coração, Dona Fulana". Rapidamente coloquei o estetoscópio em posição e fui ajustando o aparelho no tórax dela, sobre o foco aórtico (é por onde geralmente inicio a ausculta, localiza-se do lado direito do tórax). Ela subitamente parou de falar, me olhou como quem repreende um neto e disse:
– Não, minha filha, o coração fica do lado esquerdo do peito!
° ° °
OS PACIENTES PODEM ALGUMAS VEZES NÃO ENTENDER O QUE ESTAMOS FAZENDO, E ESSA INCERTEZA ASSUSTA. Como pode ser examinada por uma médica que nem sabe que lado fica o coração? Eu expliquei àquela senhora que a gente escutava um monte de pontos no tórax pra saber se o coração estava bem, inclusive "o lado direito". Mas isso me fez lembrar das centenas de vezes que fiz esse gesto e que o paciente quis perguntar a mesma coisa e não o fez. A idosa usou da permissão que o passar dos anos nos dá para falar, falar o que a sociedade nos tolhe quando somos mais jovens. Achei bonita a sinceridade. Acho que nos engrandece um pouco ser, por vezes, confrontados. Essa é a arte de lidar com pessoas.
P.S.: Diz que a palavra "sincero" teve origem na Roma Antiga ("sine cera") quando, na fabricação de estátuas de mármore, os escultores desonestos cobriam as imperfeições com cera. Assim, aqueles que eram considerados honestos, não usavam deste artifício, fazendo esculturas "sem cera".