segunda-feira, 30 de junho de 2014

632 - As conclusões da AHA sobre os cigarros eletrônicos

Até a presente data, a American Heart Association, AHA, foi que realizou o mais completo estudo sobre os cigarros eletrônicos (e-cigarettes). E suas conclusões foram negativas.
Em contraste com o pressuposto de que os cigarros eletrônicos funcionariam como uma melhor terapia de substituição da nicotina, os estudos populacionais que refletem o uso dos cigarros eletrônicos verificaram que a sua utilização não está associada de forma satisfatória a deixar de fumar. [...] Os cigarros eletrônicos não são melhores do que os adesivos de nicotina e seus tratamentos sem aconselhamento produzem taxas de abandono muito baixas. No total, esses estudos sugerem que os cigarros eletrônicos não estão associados com a cessação do tabagismo em amostras gerais da população de fumantes.
267 - O uso do narguilé | 352 - A moda do cigarro eletrônico

sexta-feira, 27 de junho de 2014

631 - A arte bacteriográfica

O microbiologista e artista Zachary Copfer desenvolveu uma maneira de induzir o crescimento de bactérias em padrões que formam rostos familiares. Ao expor seções selecionadas de microrganismos à radiação, Copfer foi capaz de criar retratos de meio-tom em placas de Petri e outros meios de cultura.
Em alguns casos, como no de Stephen Fry (VÍDEO), a imagem foi constituída por bactéias que invadiram o corpo do paciente na vida real
core77
Poderá também gostar de ver
179 - Quem crou esta imagem?
503 - Uma homenagem a Petri
525 - Diamantes e espermatozoides

terça-feira, 24 de junho de 2014

630 - Um teste de atenção seletiva

Christopher Chabris e Daniel Simons fizeram este vídeo para demonstrar que, quando as pessoas prestam muita atenção a alguma coisa, deixam de ver outras coisas – por mais surpreendentes que estas sejam.
Neste vídeo, você deve contar quantas vezes a bola de basquete é passada entre os jogadores que estão de camisa branca.
Teste-se.
Blog dos AA

sábado, 21 de junho de 2014

629 - Gelatina explosiva confeitada

Gelignite, ou gelatina explosiva, é uma mistura de nitroglicerina, algodão e uma substância combustível como polpa de madeira. Assemelha-se a dinamite (também inventado por Alfred Nobel), mas pode ser facilmente moldada com as mãos nuas. Um cartucho de gelignite da Segunda Guerra Mundial foi encontrado em 2012, em Kalbarri, Australia.
A 6 de outubro de 1904, o Roussky Vratch (Русский врач , ou "Doutor russo", um jornal que ainda hoje existe) relatou o caso de uma jovem, em Kavalieroff, que "encontrando um cartucho com essa substância, comeu-o, tomando-o por um produto de confeitaria".
Os sintomas eram os de envenenamento com nitroglicerina, nitrito de amila etc. E a dose de nitroglicerina tomada pela paciente fora de seis mil vezes a dose terapêutica.
Apesar dos receios, ela não explodiu até seis semanas depois. quando já haviam expirados os efeitos do veneno.
Em vista do fato de que a gelatina explosiva emite vapores de ácido nitroso, quando em decomposição, o seu estômago foi lavado com uma solução de bicarbonato de sódio. Uma dose de óleo de rícino foi administrada por sonda gástrica, e a paciente recebeu injeções subcutâneas de cafeína, benzoato de sódio, e ergotina, além de café per os.
Ela teve uma evacuação abundante e se recuperou rapidamente.
Podemos encontrar relatos posteriores de russos que confundiram explosivos à base de nitroglicerina com doces, havendo rumores de que o ministério imperial de minas tenha mudado a formulação da gelignite para ser menos apetitosa.
The dangers of delicious dynamite, Improbable Research

quarta-feira, 18 de junho de 2014

628 - O homem do fígado de ouro

James Bond estava realmente bêbado o tempo todo
Três conceituados médicos do Reino Unido assumiram a nobre tarefa de catalogar todas as ingestões alcoólicas de James Bond nos 14 romances de Ian Fleming, dando uma base científica para o que todos nós já sabíamos: Bond é um bêbado incorrigível.
Os resultados dos levantamentos feitos, publicados em uma "edição festiva" do British Medical Journal (347/bmj.f7255), mostraram que o seu consumo médio foi de 97 unidades por semana. Quanto ao consumo máximo diário, foi de 49,8 unidades, no terceiro dia de "From Russia With Love".
Também pudera
Os copiosos consumos alcoólicos de Bond diminuíam sensivelmente em suas hospitalizações e passagens por prisões distantes, quando ele se contentava com cinco martinis por dia.
N. do E.
Você entregaria a esse homem a missão de desarmar uma bomba nuclear?

domingo, 15 de junho de 2014

627 - Guia rápido para detetar a "Má Ciência"


  1. TÍTULOS SENSACIONALISTAS
  2. RESULTADOS MAL INTERPRETADOS
  3. CONFLITO DE INTERESSES
  4. CONFUSÃO ENTRE CORRELAÇÃO E CAUSALIDADE
  5. LINGUAGEM ESPECULATIVA
  6. GRUPOS DE ESTUDO PEQUENOS
  7. AMOSTRAS NÃO REPRESENTATIVAS
  8. AUSÊNCIA DE GRUPO CONTROLE
  9. AUSÊNCIA DE "DUPLO-CEGO"
  10. RESULTADOS PARCIAIS
  11. RESULTADOS IRREPRODUTÍVEIS
  12. POUCAS REFERÊNCIAS

A seguir, estes 12 pontos essenciais para detetar a "Má Ciência" mostrados em uma imagem.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

626 - A foto dividida de Noah

Esta foto é parte de uma brochura do Centro de Câncer Infantil do Hospital da Criança da Universidade de Mississipi.
Quando tinha 4 anos de idade, Noah foi diagnosticado como portador de leucemia mieloide aguda. Suas chances de sobrevivência eram de 50/50.
Ele se submeteu a quimioterapia e transplante de medula óssea.
Como você pode ver na foto, Noah é agora um feliz e saudável garoto de 7 anos de idade.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

625 - Febrilidade

Uma reunião da Associação Médica Americana, em 1985, apreciou um relatório preocupante do Dr. Abraham Jacobi, que apresentou o caso de um jovem cuja temperatura tinha chegado a 65 graus Celsius.
"Bobagem", objetou Dr. William Henry Welch. "Tal observação era impossível". E lembrou um relatório semelhante, publicado no Jornal da Associação Médica Americana, de 31 de março de 1891, em que o Dr. Galbraith de Omaha tinha medido uma temperatura de 77 graus Celsius em uma mulher jovem.
"Eu não me atrevo a explicar como os erros foram praticados, mas não há nenhuma dúvida em minha mente de que os erros aconteceram", disse ele. "Tais temperaturas, como as registradas nos casos do Dr. Jacobi  e do Dr. Galbraith, estão muito acima da temperatura normal para os mamíferos, e são destrutivas para as células animais."
Jacobi se defendeu: "Talvez a medicina simplesmente não tenha desenvolvido uma teoria para explicar essas coisas".
Mas outro médico comentou para Welch que, pelo menos no caso de Galbraith, existiria uma explicação perfeitamente satisfatória: "Galbraith havia caído no antigo truque do aquecimento do termômetro por uma bolsa de água quente na cama".
N. do E.
Em língua portuguesa, febrilidade é sinônimo de entusiasmo.
Valores normais para a temperatura axilar: de 35,5 a 37 °C, com média de 36 a 36,5 °C.
Ver também...
107 - A maior temperatura suportável, 177 - Um termograma explicado, 433 - Corpo humano. A temperatura ideal e 437 - A termometria clínica

sexta-feira, 6 de junho de 2014

624 - Correlações espúrias

A correlação espúria é uma relação matemática em que dois eventos ou variáveis ​​não têm nenhuma conexão causal direta. No entanto, pode erroneamente se inferir que eles estão relacionados, devido a uma coincidência ou à presença de um terceiro fator, os quais não estão sendo vistos.
Aqui estão algumas correlações espúrias coletadas por Tyler Vigen:
  • Número de pessoas que se afogam ao cair numa piscina x Número de filmes em que Nicolas Cage aparece
  • Idade da Miss América x Número de assassinatos através de objetos quentes e de vapores
  • Importações de petróleo bruto da Noruega x Motoristas mortos em colisões com comboios ferroviários
  • Mel produzido por colônias de abelhas x Prisões juvenis por posse de maconha
  • Gastos com ciência, tecnologia e pesquisa social x Suicídios por enforcamento, estrangulamento e sufocação

terça-feira, 3 de junho de 2014

623 - Devemos destruir os últimos vírus da varíola?

Estima-se que 300 milhões de pessoas morreram por causa do vírus da varíola no século 20. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença erradicada no mundo. Desde então, as únicas amostras dos vírus da varíola encontram-se em apenas dois laboratórios: no CDC em Atlanta, EUA, e na Rússia.
Há 45 anos, portanto.
Devemos destruir as amostras e enviar os vírus à extinção?
Alguns dizem que sim, para salvaguardar o mundo da possibilidade de falha em sua contenção ou de seu uso como arma por algum terrorista. Enquanto outros dizem que essas amostras devem ser mantidas isoladas para futuras pesquisas e eventual fabricação de vacina.
Ler a discussão.
Postagens anteriores relacionadas
13 - Com quem ficou a varíola? | 71 - O sopro protetor | 370 - Suas probabilidades de morrer de...