domingo, 30 de setembro de 2012

422 - Alvéolos



Foto de alvéolos pulmonares (*) tirada com um supermicroscópio que tem resolução de nanômetros.

Wellcome Images

(*) São estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, e nas quais são realizadas as trocas gasosas.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

421 - Maçã se olhando no espelho

Um caso clássico de anorexia nervosa.
A imagem veio daqui

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

420 - Doença

Link para um curta-metragem de animação de Couse Candace.
O corpo humano é uma máquina maravilhosa. Mas, às vezes, agentes subversivos perturbam sua harmonia interior. Usando a técnica de quadro a quadro, o cineasta dá vida a estruturas corporais sob a ameaça de um agente agressor - tudo em tricô.
Malade, Titam
Pensamento
"... as doenças, nos grandes homens, servem muitas vezes de dínamos criadores, enquanto nos homens comuns não passam de decadência sem glória."

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

419 - Pneumotórax catamenial

Artistas buscam inspirações para seus trabalhos em muitas coisas na vida. Lorraine Ashley faz isso de uma forma bastante singular.
Ela sofre de uma doença chamada pneumotórax catamenial. Uma rara entidade que foi descrita pela primeira vez em 1958 e da qual há apenas 65 casos relatados e revisados na literatura médica mundial. Ocorre em mulheres, principalmente nas 3ª e 4ª décadas da vida e, em 90% dos casos, esta forma de pneumotórax (vazamento de ar do pulmão para o espaço pleural) incide à direita.
O pneumotórax catamenial tem caráter recidivante e coincide com o período do fluxo menstrual. São sugeridas três prováveis etiopatogenias para a doença: fenestrações diafragmaticas, endometriose pulmonar e ação das prostaglandinas.
Após dolorosas cirurgias, Lorraine decidiu tornar sua experiência em arte. E, fazendo pequenas perfurações numa placa de ardósia, ela recriou a imagem de seus pulmões como eram mostrados nas tomografias do hospital.
Artist turned menstruating lungs into art, Neatorama
Frazatto, CR, Frazatto Júnior, C, Lima, JAB - Pneumotórax catamenial - relato de um caso. Jornal de Pneumologia 17(3):141-143, setembro de 1991

terça-feira, 18 de setembro de 2012

418 - Um trocadilho médico



Na legenda do cartoon.
A frase que o paciente diz ao médico, cuja tradução é..."Eu tive parte do meu cólon removida", trata-se de um trocadilho.
Que faz sentido apenas em inglês.
Explicação:
1) semicolon = parte do cólon (intestino grosso);
2) semicolon = ponto-e-vírgula.

sábado, 15 de setembro de 2012

417 - Uma história inicialmente entomológica

Uma mulher israelense, de 32 anos, residente numa aldeia ao norte de Israel, ingeriu uma barata e depois um garfo.
 A barata voadora saltou para a sua boca enquanto ela estava limpando a casa. E o garfo desceu goela abaixo quando ela, manuseando este utensílio, tentava remover o inseto de sua garganta.
Um cirurgião do Hospital Poria, de Tiberíades, retirou o garfo por meio de uma cirurgia laparoscópica.

Associação de ideias
Link para uma tradicional canção - I Know An Old Lady - que fala de uma velha senhora que engoliu uma mosca, uma aranha, um pássaro, um gato, um cão...

20/08/2013 - Atualizando a postagem ... 
Um homem de 70 anos de idade apresenta-se num setor de Emergência com um sangramento no meato uretral após a auto-inserção de um garfo na uretra para conseguir gratificação sexual. Técnicas de retirada de corpo estranho de várias formas foram tentadas, sendo o sucesso alcançado através de uma pinça de tração com lubrificação abundante. Este caso merece citação pela singularidade e raridade com que um garfo pode ser encontrado na uretra peniana.
A fork in the rod, Improbable Research

12/01/2014 - Atualizando a postagem ...
O australiano Hendrik Helmer acordou na madrugada com uma dor aguda em um dos ouvidos - como se algo estivesse a escavar em sua cabeça. Tentou paralisá-lo com água, mas isso só irritou o seja lá o que fosse. Então, ele foi a um hospital onde os médicos lhe removeram do ouvido... uma barata (de 2 cm). E o Sr. Helmer agora só dorme com fones de ouvido.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

416 - Amnésia alcoólica

Amnésia alcoólica pode levar a confiar em fontes pouco seguras de informação
Por Aline Naoe, Com Ciência
O esquecimento provocado pelo consumo de bebidas alcoólicas ingeridas por estudantes universitários ajudou pesquisadores do Reino Unido a compreender melhor o processo de reconstrução da memória. Segundo os pesquisadores, “os apagões proporcionam uma excelente oportunidade para estudar as estratégias que as pessoas utilizam para reconstruir experiências esquecidas”. O estudo relatado no artigo "Reconstructing alcohol-induced memory blackouts" (em português, "Reconstruindo apagões de memória induzidos pelo álcool") revela que as pessoas tendem a querer reconstruir os fatos esquecidos, o que pode levá-las a construir falsas memórias.
“Os dados mostram que o desejo das pessoas de ‘preencher os espaços em branco’ pode levá-las a confiar em fontes pouco confiáveis e pode também encorajá-las a adotar um critério de monitoramento de fontes mais fraco”, relata o estudo conduzido pelos psicólogos Robert Nash, do Departamento de Psicologia da Universidade de Surrey, e Melanie Takarangi, do Departamento de Psicologia da Universidade de Leicester. Tal monitoramento “mais fraco” diz respeito ao fato de que as pessoas, por desejarem completar as memórias esquecidas, flexibilizam o critério de confiança, especialmente se há poucas fontes de informação disponíveis. Ou seja, elas adaptam seus critérios à sua necessidade. [...]

domingo, 9 de setembro de 2012

415 - Coma! Coma! Coma!



E permaneça sempre magro! 
Como? Com tênias "desinfectadas".
Ao lado, o anúncio publicitário que informava como era o método de emagrecimento. Sem dietas nem exercícios físicos, apenas ingerindo tênias vivas "previamente desinfectadas" e "fáceis de tragar".

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

413 - Mãe aos 5

No dia 14 de maio de 1939, a peruana Lina Medina, com apenas 5 anos, 7 meses e 21 dias de idade, deu à luz um bebê de 2,7 Kg, que nasceu em perfeitas condições. O recém-nascido recebeu o nome de Gerardo, em homenagem ao Dr. Gerardo Lozada, da cidade de Pisco, o obstetra que realizou a operação cesariana (Dr. Lozada, Lina e seu filho Gerardo, aos 11 meses, aparecem na foto ao lado).
Lina Medina, 71 anos após o acontecimento, continua sendo a pessoa mais jovem a dar à luz uma criança (com a existência de prova documental). Atualmente, ela vive em Chicago Chico, um bairro pobre de Lima, com o seu marido. Apesar das propostas recebidas, nunca quis aparecer publicamente para ganhar dinheiro com o seu caso e, até hoje, mantém em segredo o nome do pai da criança.