domingo, 29 de julho de 2012

401 - A relação cintura-altura

Pessoas preocupadas com doenças cardíacas e diabetes devem tomar suas medidas de altura e cintura para avaliar seus riscos, dizem pesquisadores britânicos.
Idealmente, todos devem procurar manter a medida da cintura abaixo da metade da medida da altura. Isto significa que um homem com a altura de 182 cm deve ter a cintura com menos de 91 cm, enquanto uma mulher com 162 cm de altura deve manter a cintura abaixo de 81 cm.
A equipe de pesquisadores, que analisou a saúde de cerca de 300.000 pessoas, constatou que a relação cintura-altura era um melhor preditor de risco para hipertensão arterial, diabetes e eventos cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames do que o índice de massa corporal (IMC).
Embora o IMC seja universalmente usado a maioria das pessoas não está familiarizada com ele, em parte por necessitar de um cálculo menos simples. O IMC é calculado tomando-se a massa em quilogramas de uma pessoa e dividindo-a pelo quadrado de sua altura em metros.
A Dra. Margaret Ashwell, diretora de ciências da ex-Fundação Britânica de Nutrição, e agora uma consultora independente, liderou este estudo a ser apresentado no próximo Congresso Europeu de Obesidade, em Lyon, França.
"Manter a circunferência de cintura em menos da metade da altura pode ajudar a aumentar as expectativas de vida das pessoas", disse ela. E a relação também foi melhor do que apenas medir a cintura, acrescentou, uma vez que a relação leva em consideração as diferentes alturas dos indivíduos e grupos étnicos.
O IMC tem a limitação de não levar em conta a distribuição de gordura em todo o corpo. E a gordura do tipo abdominal, a que se distribui em torno do coração, fígado e rins, é reconhecidamente pior do que a gordura do tipo que se acumula nos quadris como causa de doenças cardíacas e diabetes.
A relação cintura-altura, concluiu Ashwell, é uma importante ferramenta de triagem.

Forget BMI, just measure your waist and height, por Stephen Adams. In: The Telegraph
(publicado em 12/05/12 / acessado em 15/05/12)

Ler também...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

400 - Ruídos na comunicação médica




Nas histórias contadas por médicos
há momentos
em que elas são incompreensíveis 
para os leigos.

PGCS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

399 - Epônimos médicos relacionados a comidas



Um site que descreve epônimos médicos relacionados a comidas, bebidas e assuntos correlatos é o Food Related Medical Terms, do Dr. Gwinyai Masukume, de Zimbábue.
Algumas de suas entradas abordam, por exemplo: manchas de café com leite (neurofibromatose), urina cor de coca-cola (hematúria), fezes em água de arroz (cólera), pele em casca de laranja (câncer de mama), pulmão em favo de mel (fibrose pulmonar).
Fibrose pulmonar: com espaços aéreos irregulares intercalados por áreas de cicatrizes no pulmão, o que confere ao órgão o aspecto de pulmão em favo de mel (imagem). É a consequência final de um grupo de diferentes doenças - infecções, poeiras minerais, reumatismo, medicamentos etc - que atingem o órgão. Às vezes, a causa da fibrose pulmonar não é conhecida e esta situação é conhecida como fibrose pulmonar idiopática (criptogênica). Na fibrose pulmonar, o pulmão torna-se pouco distensível devido ao tecido cicatricial e o indivíduo afetado pela doença desenvolve uma falta de ar progressiva.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

398 - Nervos cranianos

Não era fácil para o estudante da área de saúde, ao passar pela cadeira de Anatomia, conseguir gravar os nomes de todos os nervos cranianos. São doze pares de nervos e, para memorizá-los, o estudante tinha de recorrer a algum processo mnemônico.
Usava-se muito esta frase:
Ora, ó meu pateta, tu mandas fazer a guerra porque és grande!

I - n. olfactivo
II - n. óptico
III - n. motor ocular comum
IV - n. patético
V - n. trigémeo
VI - n. motor ocular externo
VII - n. facial
VIII - n. auditivo
IX - n. glossofaríngeo
X - n. pneumogástrico ou vago
XI - n. espinhal
XII - n. grande hipoglosso
Bem, ninguém contava com vídeos especiais, como o que foi produzido por Barb A. Puder e Locke Scarth (abaixo), cujo final chega a ser apoteótico.

terça-feira, 17 de julho de 2012

397 - Manual do Uso Consciente de Medicamentos

Acesso ao Manual
Visando a orientar as pessoas sobre o uso dos medicamentos, esclarecendo-as sobre suas dúvidas mais comuns, o laboratório Eurofarma desenvolveu este "Manual do Uso Consciente de Medicamentos".
A publicação reúne uma série de informações simples, mas de extrema relevância, como por exemplo: 
1. Não utilize por conta própria medicamentos com tarja. Eles somente podem ser prescritos por um médico ou outro profissional habilitado.
2. Leia sempre a bula e o rótulo do medicamento antes de utilizá-lo. Fique alerta com relação ao prazo de validade e instruções de uso.
3. Não tenha medo de perguntar. Caso não tenha entendido como deve ser utilizado o medicamento – dosagem, intervalos entre uma dose e outra, se deve ser ingerido em jejum ou junto com alimentos, entre outros cuidados – ligue para o seu médico.
4. Respeite o intervalo e a dosagem recomendada pelo médico. Isso é fundamental para o sucesso do tratamento.
5. Todo medicamento precisa de um determinado tempo para começar a agir, que varia de pessoa para pessoa. É absolutamente incorreto e perigoso imaginar que, aumentando a dose do medicamento, seu efeito será mais rápido. 
6. Não utilize medicamentos com alguma alteração visível, como cor diferente ou com cheiro fora do normal. Estas características podem ser indícios de que o medicamento está impróprio para uso. Para confirmar suas suspeitas de alteração, leia a bula e procure por informações sobre a característica do medicamento.
7. Mesmo se sentindo melhor, não pare de tomar o medicamento antes do prazo recomendado. Os sintomas podem voltar com mais intensidade. Por outro lado, se você tiver uma reação adversa, comunique seu médico imediatamente.
8. Antes de realizar exames, cirurgia, tratamento de emergência ou alguma nova terapêutica medicamentosa, informe seu médico ou dentista sobre os medicamentos que você já está utilizando. 
9. Quando for viajar, certifique-se de que seu medicamento é comercializado no lugar para o qual você vai ou leve quantidade suficiente para o tempo que ficará fora. Leve sempre com você uma cópia da sua receita médica.
10. E o mais importante: não indique medicamentos para outras pessoas. O fato de ter sido bom para você, não significa que o mesmo medicamento será bom para um amigo ou parente. Toda prescrição é individual e deve ser feita por um profissional habilitado.

sábado, 14 de julho de 2012

396 - Aedes transgênico

Ampliada biofábrica de combate à dengue em Juazeiro
Foram inauguradas no sábado passado (7) as novas instalações da Unidade de Produção do Aedes Transgênico (UPAT), em Juazeiro - BA, construídas com um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão, que visam a combater a dengue.
 A ampliação da Biofábrica Moscamed Brasil produzirá mosquitos machos para controlar a transmissão da doença, já que essas linhagens de mosquitos geneticamente modificados não transmitem a doença, pois morrem antes de chegar à fase adulta.


 Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é combater a doença em um maior número de cidades.
"Esta é a maior fábrica produtora de Aedes transgênico do mundo e o ministério apoia e vai acompanhar o trabalho de campo e a capacidade de impacto que ela tem como mais uma importante ferramenta de combate à dengue."

quarta-feira, 11 de julho de 2012

395 - Oxigenoterapia intravenosa

Pacientes incapazes de oxigenar o sangue devido uma insuficiência respiratória aguda (uma grande via aérea obstruída, por exemplo) precisam de outra modo de obter oxigênio - e rápido - para evitar uma parada cardíaca e/ou uma lesão cerebral.
Um grupo de pesquisadores de um hospital de Boston desenvolveu um tipo de micropartículas que podem ser injetadas na corrente sanguínea, para oxigenar rapidamente o corpo, quando a respiração não é temporariamente possível. Um avanço extraordinário na ciência que poderá em breve ajudar a salvar milhões de vidas por ano.
De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento dessa técnica permitirá que as equipes médicas possam manter vivos, por 15 a 30 minutos, pacientes com grave insuficiência respiratória. Um tempo suficiente para o pessoal médico e paramédico poder atuar na recuperação, evitando que os pacientes sofram um ataque cardíaco ou uma lesão cerebral permanente.
Os primeiros testes em animais submetidos a uma insuficiência pulmonar crítica foram bem sucedidos. Os pesquisadores conseguiram, injetando este preparado na veia dos animais, restaurar os níveis de oxigênio no sangue para valores próximos da normalidade, dando aos animais minutos adicionais de vida necessários à adoção das medidas recuperadoras.
De que as micropartículas são compostas?
Consistem do gás oxigênio, encapsulado em lipídios, de modo a formar micropartículas com 2 a 4 micrômetros de diâmetro, que ficam dissolvidas em uma solução líquida, a qual pode ser facilmente transportada e utilizada por equipes médicas de emergência e de cuidados intensivos.
Esta "poção" apresenta de três a quatro vezes o teor de oxigênio dos nossos próprios glóbulos vermelhos. Está a  caminho de ser testada em seres humanos, com a expectativa de que lhes prolongue a vida  por minutos decisivos nas situações de emergência.

Referências
Diseñan micropartículas que nos permitirían vivir sin respiración de 15 a 30 minutos, ALT1040
Scientists Invent Particles That Will Let You Live Without Breathing, GIZMODO
Injecting Life-Saving Oxygen Into a Vein, Science Daily
Oxygen Gas–Filled Microparticles Provide Intravenous Oxygen Delivery (abstract), Science Translational Medicine

domingo, 8 de julho de 2012

394 - Viver de luz

O grande pneumologista Mario Rigatto afirmava que "os seres vivos são máquinas biológicas acionadas por energia solar até elas veiculadas pelo processo respiratório".
Em "Brejo da Cruz", Chico Buarque cantou:
"A novidade / Que tem no Brejo da Cruz / É a criançada / Se alimentar de luz. / Alucinados, / Meninos ficando azuis / E desencarnando / Lá no Brejo da Cruz."
Rigatto e Chico têm o respaldo da ciência e da poesia. Nós, seres humanos, ao contrário dos vegetais que captam diretamente a luz solar pela fotossíntese, necessitamos de cumprir certas formalidades burocráticas como respirar (o que os vegetais também fazem) e comer. A australiana Jasmuheen, nascida Ellen Greve de Fome e vencedora do Prêmio Ig Nobel de Literatura em 2000, acha que comer não é preciso. Em seu livro "Viver de Luz", ela explica (ou tenta explicar) como é que consegue dispensar o ato de alimentar-se. E, numa série de vídeos postados no YouTube, ela voltou a defender seu ponto de vista.
Jasmuheen não está só. Os respiratorianos também acham que apenas respirar já é o suficiente. PGCS



Em tempo
Em janeiro de 2011, na cidade de Wolfhalden, na Suíça, uma mulher morreu de fome depois de embarcar em uma dieta espiritual que exigia que ela parasse de comer e beber para viver diretamente da luz solar. O jornal Tages-Anzeiger, que deu essa notícia, acrescentou que já houve casos semelhantes de morte por auto-inanição na Alemanha, Grã-Bretanha e Austrália.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

393 - Alguns livros de medicina curiosos

Mostrados em vídeo alguns destes livros que apresentam a anatomia humana, o estado gestacional e instrumentos médicos através de pop-ups. Fazem parte do acervo da Duke University Libraries.


Uma curiosidade do tempo em que não havia o Visible Human Project.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

392 - A câmara anecóica

Dizem que o silêncio é de ouro. Mas há uma sala que, após um curto período de tempo, torna-se insuportável de tão silenciosa que ela é. Fica nos Orfield Laboratories, em South Minneapolis, EUA, e foi construída para ser o lugar mais silencioso da Terra.
É utilizada em testes de som de inúmeros produtos: válvulas cardíacas, telas de telefones celulares, painéis de carros etc.
Absorve 99,99 por cento do som. Voluntários para a sala (cujo recordista de permanência só suportou 45 minutos nela) em pouco tempo experimentam alucinações.
Lá o silêncio é tanto que você pode ouvir seu coração batendo, seus pulmões respirando e seu estômago gorgolejando. Na câmara anecóica você se torna o som.