segunda-feira, 29 de agosto de 2011

292 - O efeito placebo 2.0

Em muitos estudos médicos, pessoas que tomam falsos medicamentos, tais como pílulas de açúcar sem os ingredientes ativos, ainda assim podem se sentir melhor. Elas apresentam os resultados positivos do enigmático "efeito placebo". E isso levanta uma questão interessante do ponto de vista ético: se podem os médicos prescrever placebos justificadamente a seus pacientes?
A resposta padrão é não. Se o fizerem, os médicos podem prejudicar a confiança que recebem dos pacientes e violar os princípios do consentimento informado.
Muitos dos argumentos, porém, são baseados na idéia de que os efeitos de um placebo dependem da crença de que ele é um medicamento real. E de que, ao tomá-lo, as pessoas esperam que ele de fato vá funcionar, daí os possíveis benefícios do placebo. Mas, de acordo com Ted Kaptchuk, da Harvard Medical School, tal expectativa pode não ser necessária.
Em um ensaio clínico, ele descobriu que pacientes com síndrome do intestino irritável  melhoravam de seus sintomas, quando tomavam pílulas de placebo, em comparação com pacientes que não tomavam nada. Mesmo que eles fossem previamente informados de que os comprimidos não continham qualquer substância  ativa.

Referências
Evidence that placebos could work even if you tell people they are taking placebos.
Placebos without Deception: A Randomized Controlled Trial in Irritable Bowel Syndrome.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

291 - Gatos em queda

Têm os gatos a extraordinária capacidade de sobreviver a quedas de grande altura?
Há um estudo já meio antigo (é de 1987), realizado por dois veterinários, Drs. Wayne Whitney e Cheryl Mehlhaff, da Faculdade de Medicina Animal de Manhattan, que parece confirmar a existência desse "superpoder felino".
Eis o resumo dos resultados desse estudo:
De 115 gatos que foram trazidos para o centro médico veterinário, após terem sofrido uma queda do 2º ao 32º andar de um prédio, a grande maioria conseguiu sobreviver.
Dos gatos que caíram do 2º ao 6º andar, 10 por cento morreram.
Apenas 5% dos gatos que caíram do 7º ao 32º andar morreram.
A lesão mais comum após a queda foi o sangramento nasal.
A duplicação da taxa de sobrevivência com o aumento da altura de onde os animais caíram foi explicada pelos efeitos da "velocidade terminal". Quando é alcançada essa velocidade (em que a resistência do ar contrabalança o aumento da velocidade de queda pela ação da gravidade), a sensação de queda diminui para o animal. E este, "relaxado", pode se preparar para o impacto contra o solo escolhendo uma melhor posição.


Pode gostar de ler: Gato de asas, Física aplicada, O Império contra-ataca e o Que é o escapa-gato?

domingo, 21 de agosto de 2011

290 - Declaração de óbito : documento necessário e importante


Nós médicos somos educados para valorizar e defender a vida.
Sempre nos ensinaram que a morte é a nossa principal inimiga, contra a qual devemos envidar todos os nossos esforços.
Este raciocínio reducionista, porém real; equivocado, porém difundido, é fonte de incontáveis prejuízos para as pessoas.
A morte não é a falência da Medicina ou dos médicos. Ela é apenas uma parte do ciclo da vida. É a vida que se completa.
Neste cenário, uma das principais vítimas é a própria documentação da morte, a declaração do óbito.
Este documento, cuja importância somente é igualada pela certidão de nascimento, não é apenas algo que atesta o fechamento das cortinas da existência; ele possui um significado muito maior e mais amplo. Ele é um instrumento de vida.
A declaração de óbito é uma voz que transcende a finitude do ser e permite que a vida retratada em seus últimos instantes possa continuar a serviço da vida.
Para além dos aspectos jurídicos que encerra, a declaração de óbito é um instrumento imprescindível para a construção de qualquer tipo de planejamento de saúde. E uma política de saúde adequada pode significar a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas.
O seu correto preenchimento pelos médicos é, portanto um imperativo ético.
Dr. Edson de Oliveira Andrade

In: Brasil. Ministério da Saúde. Declaração de óbito : documento necessário e importante / Ministério da Saúde,Conselho Federal de Medicina. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 40 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

Ilustração: Reprodução da obra do artista plástico Paulo Camargo, criada em 1997 (3x6 metros), que se encontra no saguão do prédio do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

289 - A síndrome de Paris

Ah, Paris, a Cidade Luz! Todo ano, mais de 45 milhões de pessoas visitam a cidade, mas cerca de 1 milhão desses turistas deslumbrados (principalmente japoneses) adoecem daquilo que foi apelidado de síndrome de Paris.
O que poderia causar o tão estranho efeito?
Dan Lewis, da Now I Know explica:
"A síndrome de Paris é caracterizada por um conjunto de perturbações psíquicas sofridas pelo visitante, incluindo muitas vezes sintomas orgânicos, tais como tonturas, aumento da frequência cardíaca e suores. Casos extremos vêm com uma sensação de perseguição e até alucinações. E a maioria dos afetados são japoneses.
A causa? Mais provável é que ela seja uma mistura de vários fatores: o jet lag de uma viagem longa; a euforia (semelhante à síndrome de Stendhal) de estar a tirar as grandes férias da vida; a barreira da língua; e, mais criticamente, o choque cultural."
Como a BBC observou em uma discussão sobre a síndrome:
"Os visitantes vêm com uma visão profundamente romântica de Paris e a realidade pode transformá-la em choque. Um encontro com um motorista de táxi grosseiro ou um garçom parisiense que grita para os clientes que não sabem falar francês, dentre outras situações, podem ser tolerados por pessoas de outras culturas do Ocidente. Mas, para os japoneses, acostumados a serem educados e prestativos e que vivem numa sociedade em que as vozes raramente são alteadas, essas experiências na cidade de seus sonhos podem ser desastrosas." 

domingo, 14 de agosto de 2011

288 - Insetos não morrem no microondas

Imagine que um dia você chega a sua casa e encontra uma barata no forno de microondas. E, sem dó nem piedade, você resolve: "eu vou queimá-la". Mas, com resignação, vê que ela fica a se mover, de um lado para outro, e... nada de morrer no forno que você ligou.
A explicação científica
Quando funciona, o forno não está totalmente preenchido por microondas. Estes são feixes estreitos que atravessam o interior do forno e nunca devem retornar aos emissores porque iriam danificá-los. A posição dos emissores e das reflexões das microondas são bem estudadas para que esse cenário nunca se apresente. A menos que você ponha no forno alguma coisa que faça isso (por isso, não se deve colocar nele objetos de metal).
É fácil entender a função do prato giratório. Sem ele, as microondas passariam apenas por determinados pontos do forno, deixando o alimento com partes quentes e frias.
Agora, sobre a barata: ela está se movendo. Não se aproximar dos "pontos quentes" do forno é vital para ela. Acaso passe por algum "ponto quente", a barata afasta-se (não é tão estúpida) para que o calor não a destrua (assim como você retira de imediato a sua mão de uma chapa quente).
Portanto, insetos que podem/sabem se mover rapidamente, de modo a evitar os feixes de microondas, conseguem sobreviver num forno em funcionamento.
E, como você já deve ter concluído, isso é ciência pura.

Los insectos no mueren en los microondas, Maldita Ciencia

N. do E.
A experiência foi validada aqui: OK.
Mas ainda acho que barata esperta é a que não atravessa galinheiro forno de microondas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

287 - Como a maconha deixa os pulmões

Este vídeo é para demonstrar um dos problemas causados pela maconha. Nele, uma dupla de jovens conduz um experimento caseiro, com um aspirador e um filtro, em que mostram os efeitos visuais dessa "erva" nos pulmões. Observem.


Comentário de um internauta
Agora eu entendo porque as camisas hippies tem essas cores...
Para quem não lembra como são (ou eram) as tais camisas, eis abaixo a imagem de uma delas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

286 - O corpo humano não é casa...

Mas tem porta, janela, cortina, parede, pia, bacia, cadeiras, vaso, compartimento, assoalho e forro.
  • Porta. No corpo humano, porta é uma veia. É a veia que conduz, para o fígado, o sangue do intestino delgado. do intestino grosso, do baço, e de partes do duodeno, do estômago e do pâncreas.
  • Janela. O corpo humano tem a janela oval e a janela redonda, dois orifícios existentes na parte interna da caixa do tímpano, que é óssea.
  • Cortina. A cortina do corpo humano é a secreção do córtex das glândulas suprarrenais.
  • Parede. Em órgãos ocos como os vasos sanguíneos, estômago e intestinos existem paredes.
  • Pia. Uma das três meninges (membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula) chama-se pia-máter. As outras duas meninges são dura-máter e aracnóide.
  • Bacia. A bacia do corpo humano, também chamada de pelve, é o conjunto formado pelos dois ossos ilíacos e pelo osso sacro, e está localizada na cintura pélvica ou quadris.
  • Cadeiras. A nossa cintura pélvica é também chamada de cadeiras.
  • Vaso. O corpo humano está repleto de vasos, que são os condutos por onde circulam o sangue e a linfa.
  • Assoalho. No corpo humano existem o assoalho da boca, onde, aliás, a língua é presa por um freio chamado frênulo lingual, e o assoalho da bacia (períneo, região situada entre o ânus e os órgãos sexuais externos).
  • Forro. O revestimento interno de certos órgãos é uma espécie de forro. O endométrio, por exemplo, é o forro do útero. O endocárdio é o forro do coração.
(extraído de "O Corpo Humano É Engraçado", de Daniel Walker, 
eBooksBrasil.com, e republicado com ligeiras modificações)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

285 - O teste de Fagerström

É um dos questionários mais empregados para avaliar o grau de dependência à nicotina que o fumante apresenta.
Leva em consideração: o tempo que ele leva até acender o primeiro cigarro do dia, o grau de dificuldade para ele se abster de fumar em locais públicos, o cigarro do dia que lhe traz maior satisfação, quantos cigarros ele fuma por dia, se fuma mais com maior frequência pela manhã e, finalmente, se fuma quando está doente e acamado.

O teste está incluído neste blog, no item "Calculadoras".