quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

239 - T-rex na Amazônia

Há T-rex vivendo atualmente na Amazônia peruana.
O T-rex aqui é o nome simplificado da Tyrannobdella rex, uma sanguessuga gigante recém-descoberta. Ela recebeu este nome por lembrar, quanto ao gigantismo da espécie, o Tyrannosaurus rex. Além disso, possui dentes proporcionalmente grandes (outro ponto em comum com o Tyrannosaurus), e suas partes pudendas, segundo os zoólogos que a examinaram, são extremamente pequenas.
Evitando prosseguir com as comparações, devo aqui anunciar que o invertebrado entrou para a lista dos 10 novos animais mais  estranhos de 2010.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

238 - A sangue frio

Em 1961, uma equipe soviética de doze homens construía uma base na Antártida. Como teriam de passar meses nessa inóspita região do planeta, sob condições limites para a saúde, um dos membros da equipe era o Dr. Leonid Rogozov, um médico cirurgião.
O que aconteceria se este profissional, o único do grupo que podia realizar uma cirurgia, fosse acometido de uma apendicite?
Pois isso foi o que exatamente aconteceu. E, para sair dessa enrascada, o médico teve que fazer em si próprio a apendicectomia.

Acima, uma fotografia do Dr. Leonid Rogozov durante sua auto-apendicectomia. Para desfazer os futuros comentários de que "isso não teria acontecido", um dos membros da equipe soviética cuidou de fotografar a cirurgia.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

237 - O quarto de Ames

O truque, neste quadro, é que o quarto é realmente muito mais profundo e mais alto no lado esquerdo e, assim, faz o cara deste lado parecer pequeno. Enquanto o cara do lado direito, por estar mais à frente e no lado menor do quarto (que tem a forma trapezoidal), dá a impressão de ser enorme. No entanto, ambos apresentam o mesmo tamanho.
O quarto foi construído, pela primeira vez em 1946, pelo oftalmologista norte-americano Adelbert Ames Jr. Uma ressalva nesta ilusão de óptica é que ela só funciona se o espectador se colocar em um ponto específico.


Na Natureza, há um pássaro que explora esse tipo de truque para conquistar a fêmea. Ver isso em Perspective of a bird, Creature.Cast.

Vídeo

sábado, 8 de janeiro de 2011

236 - O REBEC

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) é uma plataforma virtual de acesso livre para registro gratuito de ensaios clínicos realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O REBEC inclui ensaios clínicos que avaliam intervenções em saúde resultantes do uso de medicamentos, células e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos e radiológicos, dispositivos, terapias comportamentais e complementares, mudanças no processo de atenção preventiva, entre outros.
O REBEC proporciona a pacientes, médicos, investigadores, comitês de ética e patrocinadores acesso a informações sobre os ensaios clínicos em curso e concluídos, evitando a duplicação de esforços e impulsionando o avanço do conhecimento e a cooperação entre grupos de pesquisa.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

235 - Exames de vista pelo celular

"Estou preocupado agora com o meu futuro profissional.
Ser trocado por um AIPODE é a suprema humilhação."
Ver a notícia que deixou o oftalmologista Nelson Cunha com os cabelos cílios em pé:
Catarinense desenvolve gadget de dois dólares que, acoplado ao telefone celular, é capaz de dizer se uma pessoa precisa de óculos ou não. (Mariana Lucena, revista Galileu)


Ilustração: Tiago Allen

AI, meu Deus. PODE isso?
- Não se afobe não, Nelson. O teste de triagem pelo gadget vai é aumentar a fila dos portadores de vícios de refração nos consultórios oftalmológicos. E a grande "concorrência" vai continuar por parte das biroscas, onde o cliente, após experimentar o estoque de óculos da casa, escolhe - por aproximação - aqueles que vai usar. PG

Transcrito do blog EntreMentes

sábado, 1 de janeiro de 2011

234 - Bagunça

Médico para a enfermeira:

- De quem é essa boquinha?
- Não sei!
- De quem é esse narizinho?
- Não sei!
- De quem é essa orelhinha?
- Não sei!
- É... você tem razão...este necrotério está mesmo uma bagunça!