sábado, 27 de novembro de 2010

226 - Antibióticos: só com receita sob retenção na farmácia

A partir de amanhã (28/11), os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.
A nova norma da Anvisa definiu, também, o prazo de validade para essas receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. E os prescritores devem estar atentos, para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, as duas vias do receituário especial a seus pacientes.
Isto vale para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que têm uso exclusivo em ambiente hospitalar. O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre esses produtos, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.

A íntegra da resolução da Anvisa.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

225 - O ser humano infectado por vírus da informática

Parece utópico, mas Mark Gasson pode ser considerado como o primeiro ser humano infectado por um vírus de informática. Gasson, um cientista da University of Reading's School of Systems Engineering (Inglaterra), tem um chip implantado em uma das mãos, a qual ele usa para ativar telefones móveis e atravessar portas de segurança.
Em experimentos, o cientista demonstrou que o chip nele implantado, como qualquer dispositivo do gênero, pode ser infectado por um vírus de informática. E que o chip, nessa situação, torna-se capaz de transmitir esse vírus para sistemas externos.
Isto serve para alertar os cientistas sobre a vulnerabilidade dos implantes biotecnológicos, um dos horizontes mais ambiciosos da medicina, dentre os quais estarão futuramente incluídas as sofisticadas versões dos marcapassos cardíacos e implantes cocleares. Uma infecção em um chip implantado em ser humano põe em risco o funcionamento, não somente de uma unidade em questão, mas de todo o ambiente tecnológico em que estas funcionam.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

224 - "Fazendas de papagaios"

Devido à intensidade do tráfico de animais, principalmente de psitacídeos, estas "fazendas" foram criadas.
Um casal de papagaios vive a vida inteira junto, não se separa; a separação só ocorre quando há a morte de um deles, caso contrário viverão por mais de SETENTA/OITENTA anos juntos, em fidelidade total.
Quando um casal escolhe o seu ninho para reprodução, o ninho escolhido também tende a ser para o resto da vida, salvo se o mesmo for destruído. O homem, observando e usando sua inteligência e "racionalidade" em prol do mal, aprendeu que um casal choca seus ovos todos os anos no mesmo ninho.
Em posse desta descoberta, por que destruir o ninho? Afinal, aquele casal e aquele ninho serão fonte de renda por muitos anos... bastando, para isso, o apanhador/traficante de filhotes realizar um mapeamento dos ninhos em determinada região e, na época de reprodução da espécie, observar o período de incubação e nascimento dos filhotes. Depois, é só retirar os mesmos dos ninhos e aguardar a próxima "safra".
Papai e mamãe papagaios servem apenas de máquina reprodutora de filhotes, para atender à GANÂNCIA DE GENTE INESCRUPULOSA. Jamais poderão ver seus filhotes crescerem.
É desta forma que são criadas as "fazendas de papagaios", onde traficantes detêm a "propriedade" sobre os ninhos desta ave, bastando todo ano apenas se dar ao trabalho de tirar os filhotes e vendê-los.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

223 - Verde que não te quero verde

A cor verde é adotada pela Ecologia. São muitos os artigos e produtos a ela relacionados em que esta cor é ressaltada para lembrar a questão do meio ambiente. No entanto, num comunicado ao New York Times, o químico alemão Michael Braungart disse que tingir plástico de verde ou imprimir tinta verde sobre papel são atividades poluidoras.
O coautor do livro Cradle to Cradle, Braungart, explicou que o verde é uma cor difícil de ser obtida; muitas vezes, substâncias tóxicas têm de ser usadas para estabilizá-la. E que plástico e papéis verdes não podem ser reciclados de forma segura, pois poluem tudo com que estejam em contato.
O Pigmento Verde 7, o tipo de verde mais usado, é um pigmento orgânico, porém contém cloro; o Pigmento Verde 36 inclui átomos de cloro e bromo enquanto o Pigmento Verde 50 tem cobalto, titânio, níquel e zinco.
Muitas tintas, populares nos séculos 18 e 19, continham arsênio. Aparentemente, uma delas, o Verde de Scheele, criado na Suécia na década de 1770, é considerada por alguns historiadores como a causa da morte de Napoleão Bonaparte, em 1821. Um papel com o Verde de Scheele revestia sua úmida cela na ilha de Santa Helena. E outra das vítimas desta tinta foi o próprio Scheele, falecido aos 44 anos, sem suspeitar de que ela fosse tóxica.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

222 - Pinturas microbianas

Sir Alexander Fleming tornou-se célebre pela descoberta da penicilina em 1928, ao observar o efeito inibitório de colônias de fungos do gênero Penicillium sobre o crescimento de colônias de estafilococos. Devido a este fato, em 1945, ele foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina.
Fleming foi também um dos primeiros a apostar no "potencial artístico" dos micróbios. Ao lado, está um exemplo de uma das pinturas microbianas de sua coleção.

Imagem: Kevin Brown, do Alexander Fleming Laboratory Museum


Pode se interessar em ler Quem criou esta imagem?