sexta-feira, 22 de outubro de 2010

220 - Doenças respiratórias no Brasil. Pesquisa por entrevistas

Com o objetivo de levantar junto à população brasileira mais informações sobre o seu conhecimento acerca da saúde respiratória e dos males que a atingem, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) encomendou uma pesquisa ao Instituto Datafolha. Na pesquisa realizada, foram entrevistados 2.242 brasileiros com 16 anos ou mais, em 143 municípios, sendo obedecidas as proporções de classes sociais, sexo, local de residência e escolaridade existentes hoje no país.
Logo no início, surgiram alguns dados alarmantes. Indagados sobre as doenças pulmonares que conheciam, 15 por cento não souberam citar uma única. E a média, entre os entrevistados, foi de 2,1 doenças conhecidas.
Depois, foi-lhes apresentado uma lista com os principais males que atingem o sistema respiratório: gripe e resfriado, asma, pneumonia, tuberculose, embolia pulmonar, câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite, rinite alérgica, hipertensão pulmonar, distúrbios do sono, DPOC e fibrose cística.
Eis, pelas frequências com que foram apontadas, as doenças mais conhecidas da população brasileira:
gripe e resfriado: 99%
asma: 96%
pneumonia: 96%
bronquite: 95%
tuberculose: 94%
câncer de pulmão: 90%
rinite alérgica: 72%
enfisema pulmonar: 58%
distúrbios do sono: 53%
Extraído do editorial do Boletim da SBPT (3º trimestre de 2010).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

219 - O sanatório voador

No início do século XX, apesar de já ser conhecido o bacilo da tuberculose (Robert Koch, 1882), a luta contra a tuberculose ainda era uma obsessão da comunidade científica.
Naquela época, as medidas de tratamento da doença à disposição dos médicos eram insatisfatórias. E a internação dos enfermos em sanatórios, geralmente localizados em regiões de clima tido como favorável para a cura da doença, era a mais popular delas.
O objetivo desses sanatórios era isolar os doentes, para quebrar a cadeia de transmissão da doença, enquanto lhes oferecia um ambiente de repouso, dieta, ar fresco e luz solar.
Nesse contexto, em 1930, o renomado engenheiro Karl Arnstein, que já havia projetado mais de cem modelos de dirigíveis, idealizou este imenso sanatório voador (na imagem) destinado ao tratamento dos pacientes tuberculosos.

A grande aeronave (um dirigível de 184 mil metros cúbicos) teria condições de permanecer no ar por semanas, voando acima das nuvens, para que os pacientes respirassem ar fresco e tomassem banhos de sol, medidas então indicadas para o tratamento da tuberculose. Nela, haveria tudo que um hospital costuma ter: quartos, salas de consulta, de esterilização, cozinha, refeitório etc. A mais, um pequeno avião para ir buscar suprimentos em terra, quando houvesse necessidade.
Essa idéia do engenheiro Arnstein, que hoje pode parecer estranha, foi considerada aplicável e avançada.
Somente em 1952, com o desenvolvimento da droga isoniazida, é que a tuberculose começou a ser uma doença curável na maioria dos casos.

Traduzido da nota "Una bestial nave volante como hospital para la tuberculosis (1930)", publicada em La Aldea Irreductible.

domingo, 17 de outubro de 2010

218 - A espirometria na prática médica

"A avaliação da função pulmonar é indispensável à rotina assistencial em saúde, especializada ou não, sendo a espirometria o teste utilizado com maior frequência. Tem grande importância, principalmente, para a avaliação de pacientes com DPOC, asma, infiltrações pulmonares difusas e outras doenças respiratórias, de risco operatório e ocupacional. Portanto, a espirometria deve ser um exame sempre disponível, assim como os conhecimentos e treinamento deste setor aos interessados." Luiz Carlos Corrêa da Silva e colaboradores.

Link para este trabalho no Scribd, publicado anteriormente na revista AMRIGS em 2005.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

217 - Dia Mundial da Espirometria

As enfermidades respiratórias
Pode-se predizer que, no ano de 2030, haverá 74 milhões de mortes no mundo e que, de acordo com essa estimativa, 12,5 milhões de pessoas (17%) morrerão por doenças respiratórias.
As enfermidades respiratórias, por conta das necessidades assistenciais e dos dias de afastamento do trabalho, apresentam um alto impacto socioeconômico e constituem um problema de Saúde Pública de primeira grandeza em todo o mundo. E esta situação é particularmente preocupante nas regiões mais pobres do planeta, nas quais as enfermidades respiratórias são muito mais frequentes. Por exemplo, em extensas zonas da América Latina, onde a exposição à fumaça de lenha em ambientes fechados, para cozinhar e para fazer a calefação, é uma das causas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
No entanto, é o tabagismo a principal causa de enfermidades respiratórias, pois responde por 90% dos casos de DPOC e por 85% dos casos de câncer de pulmão.
Doença pulmonar obstrutiva crónica
Cerca de 210 milhões de pessoas no mundo apresentam DPOC. Na realidade, os portadores desta doença devem se encontrar em maior número porque há muitos casos não diagnosticados. As informações disponíveis sobre a DPOC na América Latina são provenientes de dois estudos: o PREPOCOL (na Colômbia) e o PLATINO (em cinco cidades: São Paulo, Cidade do México, Montevidéu, Caracas e Santiago do Chile).
Estes dois estudos mostraram que quase 90% dos indivíduos com DPOC ignoravam ter esse diagnóstico e que a enfermidade ocorria entre 7 e 19,7% em indivíduos acima dos 40 anos.
Por ano, a DPOC é responsável pela morte de 3 milhões de pessoas (é hoje a quarta causa de morte no mundo) e se prevê um crescimento de 30% em sua morbidade para 2030. A doença atualmente predomina nos homens, mas vem aumentando consideravelmente nas mulheres, nas quais ocorre após um menor consumo de tabaco.
Os portadores de DPOC têm com maior frequência enfermidades associadas. Ainda que todos os fumantes deixassem de fumar, a partir de agora, teríamos de aguardar décadas pela diminuição do número de casos de DPOC.
A espirometria é o padrão ouro para medir a função pulmonar
Assim como a medida da pressão arterial é útil no rastreamento (screening) das doenças cardiovasculares, a espirometria é de utilidade no diagnóstico das enfermidades respiratorias quando os sintomas são pouco reconhecidos e quando a doença ainda não se manifestou plenamente.
Recomenda-se realizar a espirometria nos fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos de idade. Um estudo recente demonstrou que os fumantes com espirometria anormal apresentam maiores riscos para o câncer de pulmão.
A medida da função pulmonar pela espirometria, em etapas precoces e de forma repetida ao longo do tempo, particularmente nas pessoas sob risco de desenvolver a enfermidade, permitirá realizar um diagnóstico adequado (antes que ocorram danos pulmonares importantes) e, com isso, retardar a progressão da doença.
Neste 14 de outubro de 2010, em todo o mundo, o pessoal de saúde realizará uma jornada dirigida à população, baseada na realização gratuita de ESPIROMETRIAS, para avaliar a saúde respiratoria e identificar riscos para a enfermidade.
O Día Mundial da Espirometria é um evento marcante do “2010 - Ano do Pulmão”. É patrocinado pelo Fórum das Sociedades Respiratórias, o qual integra a Associação Latinoamericana de Tórax (ALAT).
O seu objetivo é alertar, agir e educar sobre a importância das enfermidades respiratórias com os fins de melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das mesmas. PGCS

Versão feita por mim de um documento em espanhol divulgado pela ALAT. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

216 - O médico e o advogado

Um médico e um advogado encontram-se numa festa. Começam a conversar. Mas a conversa é interrompida, várias vezes, por clientes que desejam orientações médicas.
Irritado, o médico pergunta ao advogado:
"Diga-me, o que você faz para impedir que as pessoas lhe peçam orientações jurídicas quando você está fora do escritório?"
"Quando pedem, eu lhes dou essas orientações", respondeu o advogado, "e, na manhã seguinte, cobro-lhes meus honorários".
O médico decidiu seguir o conselho do advogado e, no resto da noite, anotou os nomes e os endereços de todos as pessoas que se aproximaram dele pedindo orientações.
Na manhã seguinte, a lista de cobranças estava para ser enviada, quando a secretária entrou em seu consultório e entregou-lhe... a conta do advogado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

215 - Inventos malucos em medicina - 1

O blog Life Suport tem imagens e descrições de dez inventos médicos incomuns e que eram inúteis ou perigosos para quem quisesse usá-los. Por isso, nunca "pegaram"
Entre eles, está o Old Age Rejuvenator Centrífuge, de 1935, que pretendia reverter os efeitos do envelhecimento nas pessoas. O Rejuvenator (um nome que certamente agradaria a turma do Casseta & Planeta) era uma grande centrifugadora que, ao ser posta em funcionamento, "neutralizava" os efeitos da gravidade sobre o corpo humano.